Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Implantação de vídeo monitoramento em Três Lagoas custará mais R$ 1 mi

Câmeras serão instaladas no centro da cidade e na circular da lagoa

Assinatura das ordens de serviços foi realizada no 2° batalhão da Polícia Militar. - Elias Dias/JP
Assinatura das ordens de serviços foi realizada no 2° batalhão da Polícia Militar. - Elias Dias/JP

Na tarde desta sexta-feira, 16, foram assinadas as ordens de serviços para implantação de postes e ramais elétricos para o funcionamento de câmeras de vídeo monitoramento em Três Lagoas. Serão investidos R$ 1.234.529,12 na instalação. Os recursos são fruto de um convênio entre a Prefeitura e a Petrobrás, em contrapartida aos impactos oriundos da instalação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados no município.

Serão instaladas 35 câmeras e postes de concreto, distribuídos pelo centro da cidade e na circular da lagoa maior. De acordo com a prefeita Márcia Moura, a empresa responsável pelo serviço tem o prazo de 120 dias para concluir a instalação. “É uma ação em conjunto para melhorar a segurança de quem mora em Três Lagoas e facilitar o trabalho da Polícia Militar”, pontuou a Prefeita.

A Polícia Militar é que ficará responsável pelo sistema que funcionará 24 horas por dia.  De acordo com o comandante da PM Wilson Sérgio Monari, os pontos para instalação das câmeras foram escolhidos conforme os índices criminais e os acessos aos bairros periféricos da cidade. “Nos preocupamos em fazer um planejamento para melhorar a segurança nesses locais. Essas câmeras, além de prevenir crimes, possibilitam a prisão da pessoa no ato do crime, e ainda ajudam na investigação, já que é possível identificar o criminoso a partir das características”, considera o comandante.

Funcionamento

Uma central de monitoramento será montada para que a Polícia militar possa acompanhar em tempo real as 35 câmeras instaladas pela cidade.  Ao visualizar uma atitude suspeita ou mesmo um crime, os policiais acionarão a equipe que estiver mais próxima ao local e ainda poderão consultar todo o banco de dados da PM, como número de placas de veículos e outros, que possam ajudar na identificação do suspeito.