“O apoio do governo do Estado e da prefeitura, com incentivo fiscal, plano diretor e várias outras primícias somadas foram fator primordial para que hoje a indústria Eldorado se instale no município de Três Lagoas”, afirma o presidente da empresa, Mário Celso Lopes. “É assim que se promove o desenvolvimento, com o governo abrindo as portas e contribuindo com as indústrias para que o empreendimento chegue. E este governo mostra que sabe como desenvolver o seu Estado”, diz.
“Nós trabalhamos para que os empreendedores venham para o Mato Grosso do Sul, vejam que aqui tem gente ousada, que preserva o meio ambiente e que empreende”, destacou o governador André Puccinelli ontem (15) durante o lançamento da pedra fundamental da Eldorado Celulose e Papel, que será a maior produtora de celulose do mundo, com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas do produto por ano.
O Projeto Eldorado é direcionado para fabricação de celulose branqueada de eucalipto. O produto será exportado principalmente para países da Ásia, América do Norte e Europa. A empresa tem um projeto de reflorestamento, onde é feito o plantio do eucalipto para a fabricação da celulose e ainda com sobra, contribuindo para a diminuição do impacto ambiental.
“Mato Grosso do Sul entendeu que empreendimentos são importantes para o crescimento do Estado. Com isso, geramos emprego para a população já de olho no crescimento populacional que teremos futuramente. E para trazer estes empreendimentos temos que nos abdicar de algumas coisas, como o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], porém sempre respeitando a legislação que possa nos permitir fazer isso”, afirmou o governador André.
“É com incentivos fiscais, do governo em parceria com o município, que nós conseguimos trazer uma riqueza desta magnitude para Três Lagoas”, ressaltou a prefeita do município, Márcia Moura. De acordo com o governador, a empresa terá incentivo de 90% de desconto no ICMS. “Isso vai acontecer durante 15 anos ou até que venha, se vier, uma nova reforma tributária”.
Com o novo empreendimento, Três Lagoas recebe seu segundo grande polo do ramo de celulose. Em operação há mais de um ano, a Fibria também está instalada no município com uma fabrica que gera 1,3 milhão anualmente de celulose. Com essas duas empresas, a expectativa é que o município se torne o maior produtor mundial de celulose.