Terminam na próxima segunda-feira, dia 30, as inscrições para o Projovem Urbano em Mato Grosso do Sul. Conforme informações da Secretaria Estadual de Educação, para este ano, serão duas mil vagas distribuídas entre os municípios de Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Coxim, Dourados, Rio Brilhante, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Para participar, o candidato deve ter entre 18 e 29 anos no ano da matrícula, saber ler, escrever e não ter concluído o ensino fundamental. O programa, com duração de 18 meses, oferece formação no ensino fundamental, cursos profissionais, aulas de informática e auxílio de cem reais por mês.
O Programa Projovem Urbano tem como objetivo oferecer uma formação integral aos jovens, por meio de uma associação efetiva entre a Formação Básica, para elevação da escolaridade e conclusão do ensino fundamental; Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial; e a Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.
A carga horária do Projovem Urbano é de 2 mil horas (1.440 presenciais e 560 não presenciais) a serem cumpridas ao longo de 18 meses letivos (72 semanas). O desenvolvimento das atividades previstas pressupõe a dedicação dos jovens ao curso por aproximadamente 26 horas semanais.
Em Três Lagoas, as inscrições podem ser feitas na escola estadual João Ponce de Arruda, no bairro Santa Rita. Mais informações pelo telefone (67) 3341-0220.