Há nove dias do Carnaval os preparativos para o desfile da Escola de Samba “Acadêmicos Unidos de Três Lagoas” finalmente começam a caminhar. Depois do repasse liberado no último dia 26, representantes da escola passaram dois dias em São Paulo fazendo compras para dar início a confecção dos carros e fantasias,
O retorno aconteceu neste domingo (31). De acordo com a diretora geral da Escola, Cleodenice Anselmo de Souza, de São Paulo vieram acessórios para o carro alegórico, enfeites e tecidos para a confecção das fantasias. Para as compras na Capital Paulista a escola destinou R$ 14 mil. “Foi mais difícil do que esperávamos. Como o recurso foi liberado tarde, viajamos em cima da hora e o resultado foi ‘dor de cabeça’. Muito do que foi planejado comprar já não tinha. As pessoas fazem as compras bem antes, e tivemos que alterar vários projetos por conta da ausência de material”, explicou.
Entre as mudanças está a fantasia da rainha de bateria. “Ela sairia de fogo, com uma roupa toda vermelha. Tínhamos todo um projeto de fantasia, mas tudo que ficou a disposição para compras ou não era do nosso agrado, ou o custo não cabia no nosso orçamento. Acabamos comprando uma fantasia pronta, que nos custou muito mais caro. Mudamos muito do que foi planejado, no final compramos o que encontramos, sem opção de escolha”, salientou.
Com mudanças realizadas a curto prazo, a escola sofre com alterações. “Não vamos ter fantasias para todos os integrantes da ala, pois não conseguimos quantidade suficientes. Nosso critério será selecionar aqueles que realmente frequentam os ensaios. Está tudo muito em cima da hora e não para de chegar crianças querendo desfilar. O tema delas [crianças] está ligado à natureza. Com pouco recurso diminuímos a quantidade fantasias”, comentou.
TRABALHO DURO
Desde domingo a escola trabalha em ritmo acelerado. “Estou separando um material pra ala do Jupiá. Muitas tarefas faço em casa, pois no barracão não há estrutura e condições. Não tem cadeira e a mesa foi emprestada. Agora estamos confeccionando a fantasia das alas e se Deus quiser vai ate dar a tempo. Na noite de domingo ficamos ate as duas da manhã trabalhando. Agora há mais uma complicação, o pessoal que ajuda em todo o esquema volta a trabalhar”.
A previsão é que parte dos trabalhos seja finalizado neste sábado (6).