Um jacaré atacou um cachorro Pit Bull na tarde deste domingo na Lagoa Maior em Três Lagoas. Segundo o dono do animal, Hélio Linhares dos Santos, ele estava com alguns amigos tomando tereré nas proximidades da biblioteca municipal, quando o cachorro acabou indo na lagoa tomar água, quando foi atacado pelo jacaré.
De acordo com Santos, o cachorro é dócil e nunca atacou ninguém. “Ele acabou saindo de onde estávamos e foi na Lagoa beber água, quando foi atacado pelo jacaré e começou latir. Ele perdeu os dentes da parte de baixo e teve a língua cortada”, relatou Hélio.
Na semana passada, o secretário de Meio Ambiente, Jurandir da Cunha Viana, o Nuna, já havia declarado que a prefeitura estava estudando retirar alguns jacarés da lagoa, em especial o do papo amarelo. “Está muito perigoso. Esse jacaré do papo amarelo tem que ser retirado”, disse o secretário. O proprietário do cachorro, no entanto, não soube precisar qual o tipo de jacaré que atacou o animal.
Ainda de acordo com Nuna, a retirada ou não dos animais da lagoa, só será definida após o georreferenciamento dessas áreas, e consequentemente depois da elaboração do Plano de Manejo. No entanto, ações emergenciais, como a retirada de jacarés, podem ser feitas antes da elaboração desse plano.
O promotor de justiça do Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, já havia declarado que é favorável a retirada de todos os jacarés da Lagoa. Em relação às capivaras, disse que poderia haver uma diminuição da quantidade existente no local.
Ainda de acordo com Nuna, a Secretaria de Meio Ambiente, estaria nesta semana providenciando a implantação de placas advertindo a proibição para se aproximar dos animais na lagoa, como vem ocorrendo com frequência.