
A Colônia Penal Industrial de Três Lagoas (CPITL) recebeu nesta quinta-feira (10) duas importantes melhorias estruturais, a nova sala de atendimento da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a reestruturação da copa e cozinha da unidade. As entregas fazem parte de um conjunto de investimentos realizados ao longo da última década, que somam mais de R$ 1 milhão em obras, sendo 80% com recursos de parcerias, especialmente com o Judiciário e o Conselho da Comunidade.
A nova sala da OAB foi implantada no espaço onde funcionava a antiga copa, com ampla reforma e doação de equipamentos pela entidade. Já a nova cozinha e copa dos servidores foram construídas com o apoio da empresa fornecedora de alimentos da unidade. Todas as obras foram executadas com mão de obra prisional autorizada pela Justiça.
O diretor da CPITL, José Antônio Garcia Sales, destacou que 100% dos internos aptos ao trabalho estão inseridos em atividades laborais, incluindo parcerias como a da Prefeitura de Três Lagoas, que emprega cerca de 150 custodiados. “Ressocialização é isso: oferecer oportunidades para que essas pessoas retornem melhores à sociedade”, afirmou.
O presidente da OAB subseção Três Lagoas, Thiago Vinícius Martinho, elogiou a parceria. “Agora, todas as unidades penais do município contam com salas adequadas para atendimento jurídico, garantindo dignidade e segurança para advogados e custodiados”, disse.