A estudante Bruna Marques, do curso técnico de Eletrotécnica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Três Lagoas, realizou um projeto que uniu educação, tecnologia e solidariedade: ela produziu 30 quebra-cabeças pedagógicos que agora compõem a brinquedoteca da APAE de Três Lagoas.
Durante três meses, Marques se dedicou ao desenvolvimento das peças, buscando aperfeiçoar técnicas, propor melhorias e adaptar os brinquedos à realidade dos alunos da instituição.
“Eu achei que não ia dar certo, mas deu. Fiquei muito feliz com o resultado. Tive que refazer alguns, mudar desenhos e ajustar o tamanho das peças para facilitar o manuseio. No fim, ficou legal”, contou a aluna.
O trabalho foi desenvolvido no IFMaker, laboratório do IFMS equipado com impressoras 3D e ferramentas industriais de fabricação. O professor Marcus Jorgetto destacou que o espaço está aberto para demandas da sociedade: “Buscamos inovação com propósito. É um ambiente público, onde a comunidade pode trazer ideias e transformá-las em soluções reais.”
A diretora da APAE, Neuza Inácio, celebrou a parceria.
“Esse material é muito bem feito e será amplamente utilizado pelos nossos estudantes. Só temos a agradecer à Bruna, aos professores e ao IFMS por essa contribuição tão significativa”.
Um dos alunos da APAE, Samuel dos Santos, também aprovou a novidade.
“É um material bem bom, próprio pra criança. Serve o seu propósito, ajuda na educação”, afirmou.