Veículos de Comunicação

Editorial

As Autoescolase o Detran

Leia o Editorial do Jornal do Povo, da edição deste sábado (23)

Leia o Editorial do Jornal do Povo, da edição deste sábado (23)
Leia o Editorial do Jornal do Povo, da edição deste sábado (23)

Atualmente as autoescolas em Três Lagoas ministram suas aulas práticas de balizamento aos pretendentes para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação na Arena Mix, um centro de promoção de laser e eventos, situada na Vila Piloto e as aulas de prática de direção nas ruas da nossa cidade, que nos dias de hoje registra intenso movimento, principalmente nos horários considerados de pico.

Entretanto, essas autoescolas reclamam da falta de um lugar apropriado para ministrarem aulas de balizamento. O Detran do Estado está construindo uma nova agência, que terá 2.320 m², às margens da BR 158 na saída para Brasilândia, em área de de 4,5 hectares, doada pela Fibria ao munícipio, que por seu turno a dou para essa autarquia estadual.

Nesse espaço está garantida a disponibilidade de salas de aula para a realização de provas escritas e on line, além de espaço para vistoria veicular, entre outros serviços a serem prestados, os quais garantirão satisfatório funcionamento da Agência do Detran em Três Lagoas. Mas, não está previsto espaço para aulas de balizamento como aquele que o Detran dispõe em Campo Grande com áreas especificas destinadas às aulas práticas de baliza e realização de exames.

Atualmente, em Três Lagoas, as aulas práticas de direção acontecem em vias públicas, causando transtornos e receios de colisão por grande parte dos motoristas que trafegam pelas vias públicas, os quais se vêm obrigados a redobrar seus cuidados diante da proximidade de veículos de autoescolas.

Enfim, essa é uma questão que precisa ser equacionada entre a municipalidade pelo seu departamento de fiscalização de trânsito e os responsáveis pela administração do Detran estadual, que aliás, alega ser de responsabilidade das autoescolas as áreas reservadas para esses treinamentos.

Atualmente, a construção da nova agência do Detran, aguarda análise do DNIT, sobre a viabilidade técnica e as condições de segurança viária para a aprovação do projeto de acesso ao estabelecimento, por conta de se tratar de uma intervenção em rodovia federal, no caso, a BR 158, saída para Brasilândia – Bataguassu.

A construção desta agência do Detran deveria estar concluída desde agosto de 2024 e obriga o Detran funcionar em instalações locadas na iniciativa privada para atendimento ao público, enquanto, perduram as expectativas em se ver concluídas as obras da nova agência em Três Lagoas, quando então serão disponibilizados espaços para melhor atendimento ao público, vistoria veicular e avaliação de exames de balizas.

Não estão previstos lugares para aulas de instrução das autoescolas aos seus alunos. Tudo indica, que estas terão que se organizar e definir local adequado para as aulas de baliza, uma vez que se trata de atividade privada, enquanto a prefeitura da cidade permitir o uso de um estabelecimento municipal para essa finalidade como é o casa da Arena Mix.

Já que Três Lagoas registra uma frota superior a 106 mil veículos e 78,7 mil condutores, dos quais 60,5% são homens e 39,5% mulheres, acredita-se que o Detran estadual deverá adotar as providências que são necessárias junto ao DNIT para que a obra seja destravada e prossiga para o final da primeira etapa e dê em seguida início a etapa de conclusão final. Três Lagoas tem pressa.