A eleição do novo Papa, Leão XIV, realizada ontem, marcou um momento histórico para os católicos em todo o mundo. Para refletir sobre esse novo capítulo da Igreja, o programa RCN Notícias recebeu o Bispo da Diocese de Três Lagoas, Dom Luiz Gonçalves Knupp, que compartilhou suas impressões e expectativas em relação ao novo pontificado.
“Foi uma escolha iluminada”, afirmou Dom Luiz logo no início da entrevista. Segundo ele, a eleição — que ocorreu na quarta votação — trouxe alívio e alegria à comunidade católica.
“É uma presença que traz ao mundo, não apenas à Igreja, uma expectativa muito positiva. Vemos isso nas manifestações de chefes de Estado e líderes mundiais”, comentou.
Continuidade do legado de Francisco
Dom Luiz acredita que o pontificado de Leão XIV será uma continuidade da missão iniciada por Francisco.
“Acredito que será mais continuidade do que mudança. Talvez com menos intensidade no discurso, mas mantendo o rumo. Leão XIV tem seu ritmo, sua perspectiva, mas carrega a mesma coerência entre palavra e ação”.
Ele também destacou que essa mudança de estilo pode reduzir a resistência interna que Francisco enfrentou.
“Acredito que essa resistência irá diminuir. Não se muda a direção, mas sim a forma de conduzir”.
Temas centrais do novo pontificado
O bispo destacou que temas como paz, justiça social, meio ambiente, sinodalidade, acolhimento aos refugiados e a reforma da Cúria Romana devem permanecer como pautas prioritárias.
“Leão XIV já sinalizou que dará continuidade à sinodalidade, à luta pela paz e à defesa dos mais frágeis. Esses temas são urgentes e devem seguir com força”.
Sobre a posição política e pastoral do novo Papa, Dom Luiz foi categórico:
“É uma continuidade com um estilo mais discreto. Isso poderá unir mais os extremos que existem hoje na Igreja e na sociedade”.
Acolhimento na Diocese de Três Lagoas
Dom Luiz explicou que todas as celebrações da diocese passarão a incluir orações pelo pontificado de Leão XIV.
“Mais do que celebrar, queremos estar em sintonia com ele. Que o Papa seja um sinal de unidade, em um mundo tão polarizado”.
Ele também ressaltou a importância da coerência entre fé e prática:
“A força de um líder está em viver aquilo que fala. Leão XIV já tem essa credibilidade, é alguém que vive o que acredita”.
Esperança para o mundo
Encerrando a entrevista, o bispo deixou uma mensagem de esperança:
“A chegada de Leão XIV sacode o mundo e reacende a fé. Que a humanidade se torne mais racional, mais humana. É o que desejamos: paz no mundo, pontes e não muros”.