Veículos de Comunicação

NOVIDADE

Dentistas do Hospital Auxiliadora falam sobre o serviço de bucomaxilofacial

O atendimento também abrange crianças, que muitas vezes apresentam o problema devido à agitação e estímulos excessivos

Segundo os especialistas, a articulação temporomandibular, localizada próxima ao ouvido, pode apresentar desordens que causam dor na face, estalos, zumbidos e até dores de cabeça. Foto: Antônio Luiz/RCN 67.
Segundo os especialistas, a articulação temporomandibular, localizada próxima ao ouvido, pode apresentar desordens que causam dor na face, estalos, zumbidos e até dores de cabeça. Foto: Antônio Luiz/RCN 67.

O Hospital Auxiliadora implantou recentemente o serviço de bucomaxilofacial, ampliando o atendimento odontológico em Três Lagoas. Os dentistas Dr. Danilo Mazzocato e Dra. Jaqueline Rassoumi explicaram, em entrevista ao programa RCN Notícias, da TVC HD canal 13.1, que a procura tem sido grande, principalmente de pacientes com disfunção temporomandibular (DTM).

Segundo os especialistas, a articulação temporomandibular, localizada próxima ao ouvido, pode apresentar desordens que causam dor na face, estalos, zumbidos e até dores de cabeça.

“Muitos pacientes chegam relatando que rangem os dentes à noite ou sentem dores ao mastigar. Em grande parte, isso está associado a fatores emocionais, como estresse, ansiedade e até depressão”, explicou a Dra. Jaqueline.

O bruxismo, hábito de ranger os dentes, é um dos problemas mais comuns. Ele pode gerar desgaste dentário e sobrecarga muscular.

“O tratamento é multidisciplinar, envolvendo não só o odontologista, mas também fisioterapeutas, psicólogos e, em alguns casos, psiquiatras. Trabalhamos com laser, placas mio-relaxantes e orientações para melhorar a qualidade do sono”, destacou o Dr. Mazzocato.

O atendimento também abrange crianças, que muitas vezes apresentam o problema devido à agitação e estímulos excessivos.

“Nesses casos, recomendamos mudanças de rotina, como diminuir telas antes de dormir e adotar práticas mais tranquilas, como leitura”, acrescentou Jaqueline.

Outro diferencial é que o Hospital Auxiliadora realiza exames e procedimentos completos, como ressonância, tomografia e até cirurgias, quando necessário. Além disso, o serviço atende pacientes com necessidades especiais e vítimas de traumas ou acidentes que resultam em fraturas faciais.

“Nosso objetivo é oferecer um atendimento completo e humanizado, que antes só era possível em grandes centros”, ressaltou Mazzocato.

O serviço está disponível no ambulatório de especialidades do hospital. Os atendimentos podem ser agendados diretamente na recepção ou encaminhados pelo pronto-atendimento.