
O Dia Mundial do Câncer, celebrado em 04 de fevereiro tem como principal objetivo a conscientização sobre os avanços da doença, isso pôr que a cada ano, mais pessoas são diagnosticadas com algum tipo de câncer.
O setor de oncologia do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, atualmente registra mais de 600 consultas por mês, de pacientes vindos de diversas cidades da Costa Leste do Estado de Mato Grosso do Sul. São mais de 320 pacientes em tratamento entre quimioterapia e hormonioterapia.
Ainda segundo dados coletados com o setor, somente em 2025, mais de mil novos casos de câncer foram registrados na região.
A coordenadora do setor, a médica oncologista Taciana Gasparini destaca que os estudos mais recentes continuam apontando maus hábitos como os principais fatores que propiciam o aparecimento da doença.
“As pessoas tendem a achar que essa patologia é exclusivamente genética, sendo que na verdade apenas 30% das doenças têm causas oriundas dos genes do paciente. Os outros 70% surgem por conta de hábitos não saudáveis”, comentou a especialista.
Ela destaca que abuso de álcool, uso de drogas, alimentos industrializados, cigarros e uso indiscriminado e sem acompanhamento de hormônios podem causar e acelerar processos cancerígenos.
“Os maus hábitos precisam ser observados no contexto geral do surgimento da doença. Quanto mais modernos ficam esses maus hábitos, cada vez mais jovens são os pacientes com câncer”, enfatiza.
Roberta Rocha é paciente do setor de oncologia do Hospital Auxiliadora desde 2022 quando descobriu a doença. Em uma data onde a importância em falar do tema segue como principal ponto, ela usa da alegria para encarar a doença de frente e continuar vivendo cada dia de uma vez.
“A gente precisa lutar pela nossa vida. Encarar de frente. Se você não lutar pela sua vida, quem vai? Levanta, dá a volta por cima. Tem dias ruins, mas é preciso encarar a doença e lutar para vencer”, destaca Roberta.
Assim como a Roberta, centenas de outros pacientes seguem o tratamento realizado na unidade. No Dia Mundial do Câncer, a fé, aliada à leveza dos dias se tornam combustíveis para continuar lutando.