Duas ocorrências distintas registradas nesta terça-feira (19) em Três Lagoas colocaram em evidência a atuação das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e crimes patrimoniais envolvendo adolescentes na região sul da cidade.
Na manhã de ontem, a Seção de Investigação Geral (SIG) da Polícia Civil realizou diligências que resultaram na elucidação de três crimes. Durante a operação, os investigadores localizaram uma bicicleta elétrica furtada, apreenderam grande quantidade de substância análoga ao crack e flagraram um adolescente de 15 anos suspeito de cometer atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e receptação.
As diligências ocorreram após o furto de uma bicicleta elétrica pertencente a uma funcionária de uma empresa situada na Avenida Filinto Müller. Com base nas imagens de câmeras de segurança, os policiais identificaram o autor do furto, que foi localizado e abordado. Em entrevista, ele confessou o crime e revelou ter trocado o bem por drogas com um adolescente da cidade.
Os investigadores se dirigiram até a residência do menor, onde encontraram a bicicleta furtada e uma grande quantidade de entorpecente, escondida no quarto do jovem. Em depoimento, o adolescente confirmou que a droga seria fracionada em cerca de 250 porções para comercialização, e que havia recebido a bicicleta como pagamento de um usuário.
Respeitando as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, o menor foi liberado para a responsável legal, e um procedimento investigativo foi instaurado. A Polícia Civil já representou pela internação provisória do adolescente. O autor do furto, que possui extensa ficha criminal, foi indiciado.
Já no período da tarde, por volta das 12h, a Polícia Militar foi acionada para averiguar um indivíduo em atitude suspeita rondando imóveis e entrando em casas em construção na Rua Rio do Pombo, também na região sul da cidade. A guarnição encontrou um adolescente, também de 15 anos, aparentemente sob efeito de entorpecentes. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com ele, porém, a bicicleta elétrica que conduzia foi identificada como produto de furto.
O menor recebeu voz de apreensão pelo crime de receptação e foi encaminhado à 3ª Delegacia de Polícia, onde prestou depoimento e foi posteriormente liberado. A bicicleta ficou retida na unidade policial, à disposição da vítima.
A SIG de Três Lagoas reforça o pedido de colaboração da população no combate à criminalidade. Informações sobre crimes ou localização de foragidos podem ser repassadas, com sigilo garantido, pelos telefones (67) 3929-1173 ou WhatsApp (67) 99226-8210.
Em caso de emergência, a Polícia Militar pode ser acionada pelo 190, ou pelos números (67) 3919-9737 e 3919-3738.
Denúncias anônimas também podem ser feitas via WhatsApp no número (67) 3919-9700.