Veículos de Comunicação

Sinalização

Novo semáforo é instalado em cruzamento considerado crítico em Três Lagoas

Equipamento visa organizar o fluxo e reduzir acidentes em um dos pontos mais críticos do trânsito na cidade

A medida visa aumentar a segurança viária em um ponto considerado crítico pela população - Foto: Reprodução TVC
A medida visa aumentar a segurança viária em um ponto considerado crítico pela população - Foto: Reprodução TVC

O cruzamento entre as avenidas Ranulpho Marques Leal e Baldomero Leituga, em Três Lagoas, recebeu recentemente a instalação de um conjunto de semáforos, uma antiga reivindicação de comerciantes e motoristas que trafegam diariamente pelo local. A medida visa aumentar a segurança viária em um ponto considerado crítico pela população.

De acordo com a Diretoria Municipal de Trânsito, a decisão foi tomada após análises técnicas que constataram a necessidade de controlar o fluxo intenso de veículos na região. No entanto, apesar da demanda apresentada pela prefeitura, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizou apenas a implantação de um semáforo com dois tempos, e não com quatro tempos, como havia sido solicitado.

“Solicitamos em fevereiro autorização para o DNIT para instalar aquele semáforo ali. Na época, pedimos que fosse autorizado com quatro tempos, mas não houve autorização. Por isso, estamos colocando com dois tempos”, explicou o diretor municipal de trânsito, José Aparecido de Moraes.

O semáforo já foi instalado e aguarda apenas a ligação pela Companhia de Energia Elétrica para entrar em operação. “Tão logo seja ligado, faremos um período de testes, de cerca de uma semana. Depois, ele passará a funcionar definitivamente”, informou Moraes.

Embora o modelo ideal para o local fosse o de quatro tempos, o diretor acredita que a versão autorizada será suficiente para melhorar as condições de tráfego. “Ameniza bastante. O maior problema são as conversões de carretas, mas acreditamos que vamos conseguir diminuir aquela quantidade enorme de acidentes e riscos de trânsito ali. Com esse semáforo, estaremos contribuindo para a segurança, mas é fundamental também a colaboração dos condutores e pedestres”, ressaltou.

Moraes destacou ainda que a função do semáforo é organizar o fluxo de veículos, e não necessariamente reduzir a velocidade. “O semáforo serve para o controle do tráfego, não para diminuir a velocidade, como muitos pensam. Pelo contrário, às vezes, quando a luz fica amarela, algumas pessoas querem acelerar para passar. Por isso, é importante conscientizar a população sobre o uso correto”, alertou.

Segundo ele, outros pontos da cidade também estão sendo avaliados para receber novos semáforos, especialmente em cruzamentos considerados perigosos. “Estamos verificando cruzamentos aqui em Três Lagoas que já está passando da hora de ter semáforo. Na região da Urias Ribeiro, por exemplo, estamos estudando algumas vias que com certeza receberão esse equipamento.”

Paralelamente à instalação de novos semáforos, apPrefeitura estuda a remoção de alguns equipamentos na avenida Clodoaldo Garcia, como parte de um projeto de reorganização do tráfego. “Temos autorização do prefeito Cassiano para retirar dois ou três conjuntos de semáforos na Clodoaldo Garcia, para que possamos realocá-los em outras regiões. Mas é um processo que exige muito cuidado. Estamos estudando com bastante tranquilidade e responsabilidade, porque sabemos que em alguns cruzamentos os semáforos auxiliam muito, principalmente onde não é permitido fazer conversões”, esclareceu o diretor.

Ele reforçou que, caso as análises indiquem que a retirada pode trazer prejuízos à segurança viária, os semáforos permanecerão no local.