A primavera tem início nesta segunda-feira (22), às 14h19 (horário de MS), marcando a transição entre o período seco do inverno e o chuvoso do verão. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a estação será mais quente do que nos últimos anos, com temperaturas que podem chegar a 44 °C em algumas cidades do estado, incluindo Três Lagoas
O meteorologista Natálio Abrahão alerta que a primeira semana será marcada por chuvas e queda nas temperaturas devido a uma frente fria, mas logo o calor predominará, acompanhado de tempestades severas, rajadas de vento, descargas elétricas e até granizo, principalmente em outubro.
Para o médico clínico Luiz Rodrigo Gonçalves Gato, a mudança de estação traz também impactos na saúde.
“Com o calor e a degradação mais rápida dos alimentos, aumentam os casos de infecções gastrointestinais, como diarreia e vômito. Além disso, quem tem doenças respiratórias precisa redobrar os cuidados”.
Ele recomenda hidratação adequada, alimentação leve e prática de atividades físicas em horários mais frescos para fortalecer a imunidade durante a estação.
Apesar dos fenômenos climáticos, a primavera segue como a estação das flores, das cores e da renovação, trazendo esperança de um período mais equilibrado após meses de estiagem.