O programa RCN Notícias, da rádio Cultura FM, com exibição simultânea na TVC HD Canal 13.1, entrevistou, nesta terça-feira (27), a vereadora e professora Maria Diogo, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinted) de Três Lagoas, e a secretária de Educação Infantil do sindicato, Isabel Borges, sobre as eleições da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), que ocorrem em 2 de junho. Elas integram a Chapa 1, que disputa a presidência da Federação, com a candidatura da professora Delmeires, atual vice-presidente da entidade.
Segundo a vereadora Maria Diogo, a eleição representa um momento de reafirmação do trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
“Temos hoje o melhor salário do Brasil para professores da rede estadual. Isso é fruto de uma luta sindical forte, que queremos continuar e ampliar com a nova gestão”, afirmou. Ela destacou que Três Lagoas tem quatro representantes na composição da chapa estadual.
Em resposta às críticas da oposição, que cobra renovação na federação, a professora afirmou que a experiência e a atuação contínua da Chapa 1 são diferenciais.
“Nossa luta é permanente. Não podemos trocar o certo pelo duvidoso. A Delmeires está preparada, já ocupou a presidência interinamente, é mulher, negra e representa muito bem a nossa categoria”, disse.
Sobre pautas polêmicas, como o desconto previdenciário de 14% sobre os salários de aposentados, Diogo explicou que o problema vem da reforma federal e do déficit atuarial causado por gestões anteriores do estado.
“Já judicializamos a questão e há votos favoráveis no STF para retomar o teto nacional. Essa luta continua, independentemente de quem esteja à frente da federação”, explicou.
Em relação à estrutura da entidade, a presidente do Sinted ressaltou a qualidade da assessoria jurídica da Fetems, responsável por conquistas como os 45 dias de férias pagos a professores de Três Lagoas.
“Temos uma das melhores equipes do estado, liderada pelo doutor Ronaldo Franco. Dizer que falta advogado é uma inverdade”, afirmou.
As representantes também reforçaram o pedido de apoio à Chapa 1.
“Temos uma nova candidata, sim, mas com a mesma seriedade e compromisso. O Onivan, candidato a vice, é coordenador do Fórum de Educação e tem vasta experiência. Queremos continuar avançando”, disse Isabel.
A eleição será realizada com urnas itinerantes nas escolas. Podem votar todos os filiados da rede estadual e municipal de ensino.
“Pedimos que todos participem e votem. Também temos candidatas de Três Lagoas concorrendo à vice-regional: Isabela Dantas e Valdênia. A mobilização da categoria é essencial para fortalecer nossa representatividade”, concluiu Maria Diogo.