
Colorir livro é a nova tendência para aliviar o estresse do dia-a-dia. Para os adeptos, a atividade serve como terapia e uma alternativa para explorar a criatividade.
A concentração é primordial para colorir as páginas do livro e, com isso, o adulto deixa de pensar nos problemas diários.
As estampas são diversas. Vão de floresa frutas. Animais e figuras abstratas também têm espaço nestes livros.
A moda começou em 2014 na Europa, onde foi vendido mais de 250 mil exemplaresem menos de um ano. No Brasil, essa tendência já ganhou milhares de adeptos. O primeiro livro a chegar ao país foi o pioneiro “Jardim Secreto- Livro de Colorir e Caça ao Tesouro Antiestresse”, em dezembro passado. Este livro já vendeu 1,4 milhão de cópias em todo o mundo.
Porém, não é o único livro de colorir voltado para o público adulto. Outros títulos são: Floresta Encantada, Jardim Encantado, Mindfulness – o livro de colorir. O valor médio desses exemplares varia de R$ 23 a R$ 30.
Em Três Lagoas, o livro Floresta Mágica pode ser encontrado em uma revistaria no valor de R$29,90. Segundo Gislene dos Santos, vendedora, os três-lagoenses com idade entre 30 e 45 anos representam a maioria dos consumidores. Em dois dias foram vendidos cinco dos dez exemplares que a revistaria possuía. “As vendas foram um verdadeiro boom”, comenta.
O sucesso é tamanho que a equipe de reportagem do Jornal do Povo não teve dificuldade em encontrar alguém disposto a adquirir o produto. A publicitária do Grupo RCN de Comunicação. Flávia Rufato, de 33 anos, é uma leitora assídua e colecionadora de livros. Em virtude da sua personalidade, uma pessoa agitada, a publicitária confessa que o momento mais relaxante do dia é quando dedica alguns minutos à leitura. “Se a leitura me proporciona sossego, acho que a pintura em livro, que é uma paixão minha, deva despertar os mesmos sentidos”. Flávia aposta na promessa terapêutica e antiestresse do produto. “Por falta de tempo ainda não comprei um exemplar. Mas estou confiante de que a terapia vai deixar o meu dia mais leve e quebrar a minha rotina tão acelerada”, acredita a publicitária.