Veículos de Comunicação

Economia

Mato Grosso do Sul registra mais de 27 mil novas empresas

O estado registrou um saldo positivo de 18.133 empreendimentos

A pesquisa foi realizada pelo Painel Mapa de Empresas do Ministério da Economia - Ministério da Economia
A pesquisa foi realizada pelo Painel Mapa de Empresas do Ministério da Economia - Ministério da Economia

Ao todo, só na região Centro-Oeste foram abertas mais de 189 mil empresas entre janeiro e junho deste ano. De acordo com o Levantamento do Ministério da Economia o Brasil tem pouco mais 19 milhões de empresas ativas.

No  primeiro semestre, aqui no estado foram registradas a  abertura de 27.891 novas empresas, seguindo uma tendência dominante na região Centro-Oeste e em todo o país da retomada do empreendedorismo em 2022. É o que mostra o Painel Mapa de Empresas, produzido pelo Ministério da Economia.

Nos seis primeiros meses do ano, segundo o levantamento, que apresenta um panorama detalhado da situação empresarial em todo o Brasil, ao todo foram abertas 189 mil novas empresas no Centro-Oeste , Goiás foi o estado da região que mais teve novos registros, com 79.595. Ele é seguido pelo Mato Grosso, com 43.132, e Distrito Federal, com 38.908.

 As quase 28 mil novas empresas posicionam o Mato Grosso do Sul como a 15ª unidade da Federação na lista nacional de abertura de empresas em 2022. No mesmo período, foram extintas 9.758 empresas no estado, o que garante ao Mato Grosso do Sul um saldo positivo de 18.133 empresas entre janeiro e junho deste ano.

O Painel do Ministério da Economia mostra que em todo o país foram abertas mais de 2 milhões de empresas neste primeiro semestre. Já o número de empresas extintas no mesmo período em todo o país foi de cerca de 830 mil, o que gerou um saldo positivo de 1, milhão de empresas nos seis primeiros meses do ano.

Já no que diz respeito à natureza jurídica das empresas no Brasil, o empresário individual é disparado a modalidade mais numerosa, com mais de 13,77 milhões de empresas. Depois aparecem a Sociedade Limitada (4,68 milhões), a Empresa Individual de Sociedade Limitada  (880 mil) e a Sociedade Anônima (178 mil). O Consórcio Simples é a natureza jurídica menos praticada no país, com apenas 10 registros.