Nesta semana uma idosa de 65 anos, moradora do bairro Guanabara, sofreu maus tratos de sua própria filha de 25 anos. O caso está sendo acompanhado por profissionais do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) de Três Lagoas. Segundo informações da coordenadora do Creas, Vera Lúcia Rodrigues Renó, na última segunda-feira após denúncias equipes do Creas, Centro de Referência de Assistência Social Ruth Máximo Filgueiras (Cras-Guanabara) e Polícia Militar foram até a casa da idosa. Lá encontraram a aposentada numa situação deplorável: desnutrida, com escaras pelo corpo por ficar muito tempo deitada e triste por sofrer violência psicológica. Imediatamente, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi solicitada. A vítima foi encaminhada a rede pública de saúde onde permaneceu internada tomando soro. Ela foi liberada nesta terça-feira. Atualmente, a idosa está acolhida num Lar de Idosos. “A idosa tem seis filhos, porém, nenhum deles se dispôs a cuidar da mãe”, informou Vera.
Três Lagoas
Maus tratos contra idosos aumentam mais de 15%
Os registros subiram de 118 para 136 registros, em 2011 e 2012, respectivamente
Segundo informações da coordenadora do Creas, a filha da aposentada é usuária de drogas e até já perdeu a guarda dos filhos por conta deste problema. “Nós do Creas já realizamos várias visitas a esta família, porém, a moça não aceita ser internada para tratamento. Já, a senhora até, então, também não aceitava ser acolhida no Lar de Idosos. Somente, agora depois deste fato é que a idosa aceitou ir para o asilo”, esclareceu Vera Lúcia.
Conforme Vera, quanto a jovem o Creas vai continuar acompanhando o caso e por meio dos profissionais do Cras, Creas e Secretaria Municipal da Saúde realizar um trabalho na tentativa dela aceitar fazer tratamento.
Confira a matéria completa na edição Nº 5.121, de 25 de Janeiro de 2013, do Jornal do Povo.