Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Meteorologia prevê chuva até segunda e afirma

Os dados são da Estação Meteorológica da Universidade Uniderp/Anhanguera

Há previsão de chuva até a segunda-feira (04), com possibilidade de fortes trovoadas e ventos de até 60 km/h nesta sexta-feira (01), mas não deve haver frio.

Os dados são da Estação Meteorológica da Universidade Uniderp/Anhanguera. Segundo o diretor do Local – pertencente ao curso de Agronomia, ao qual Natálio Abrahão Filho é professor, o temporal do início dessa semana teria sido previsto no relatório enviado ao Governo do Estado. “Fizemos o relatório da climatologia e do tempo com os prognósticos de toda a primavera (90 dias) e havia informações sobre essa possibilidade.

O maior problema é a pouca atenção que, aqueles setores em que enviamos as análises, vão dando no decorrer dos dias após a nossa entrega”, afirmou Natálio.

Para o professor, as pessoas devem estar atentas caso o Sol volte a brilhar. “Nos finais de tarde, isso pode ser um indicativo de possível temporal durante a noite”. Natálio explica que a junção da extrema umidade e do calor do Sol é um forte “tempero” para que uma tempestade ocorra. “Contudo, continuamos com a previsão de pouca chuva para o período”.

Estação Local

No momento em que o Jornal do Povo entrevistava, por telefone, o meteorologista, o sistema da Estação do Ministério da Agricultura, em Três Lagoas, estava em pane. Situações assim, podem comprometer o envio de dados ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Brasília. “Algumas tomadas (ações) tem que ser feitas por profissionais. Se houvesse alguém nesse momento no local, talvez o problema já estivesse resolvido”, afirmou.