Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Novo app quer ser Instagram do compartilhamento de vídeos

O aplicativo é gratuito e por enquanto está disponível somente para iPhone

Lightt tem a proposta de ser um jeito fácil e rápido de compartilhar vídeos para dispositivos móveis -
Lightt tem a proposta de ser um jeito fácil e rápido de compartilhar vídeos para dispositivos móveis -

Nesta quarta-feira foi lançado o Lightt, um aplicativo que pretende facilitar a vida na hora de compartilhar vídeos via dispositivos móveis. Segundo o Mashable, a ideia da startup que desenvolveu o app é fazer com vídeos o que o Instagram fez com fotos. Geralmente, as ferramentas móveis para compartilhamento de vídeos costumam esbarrar em dois obstáculos básicos: videos costumam exigir mais esforços para ser captados do que fotos, e o formato requer mais dados para fazer upload e ser visualizado.

Mas o Lightt facilita estas questões com a proposta de fazer rápidas capturas de 10 segundos, que vão sendo agregadas a uma espécie de "bobina digital" que reúne cenas da vida do usuário – sem necessidade de pré-edição das imagens obtidas.

Ao abrir o aplicativo, o usuário tem três opções: ver um fluxo contínuo de seus próprios vídeos, ver clipes em destaque de outros usuários ou ver as publicações mais recentes das pessoas que ele segue através do app. Os vídeos são reproduzidos em ordem cronológica, em velocidade mais rápida que em tempo real, o que o deixa o Lightt com uma boa usabilidade. Com um simples toque, é possível pausar a reprodução de vídeos, retroceder ou avançar.

Na verdade, a apresentação dos clipes se assemelha mais a "livretos" do que a streamings usuais de vídeo – e os conteúdos não reproduzem som. O usuário pode, por exemplo, curtir um frame em particular e compartilhar uma imagem congelada. De acordo com o cofundador do Lightt, Alex Mostoufi, o app é "algo entre" o compartilhamento de vídeos e o de fotos.

O aplicativo é gratuito e por enquanto está disponível somente para iPhone.