O sonho de crianças entre 10 a 13 de jogar futebol pode começar a ganhar forma em fevereiro. O presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Francisco Cezário de Oliveira, esteve há duas semanas na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, para tratar da destinação do Centro de Treinamento (CT) em Campo Grande. O local será construído pela CBF em parceria com a Fifa.
O dirigente da FFMS explicou que foram apresentadas três propostas de terrenos onde o centro poderá ser construído. De acordo com Oliveira, foram feitas visitas técnicas em 14 áreas da capital. A previsão para as obras iniciarem é em fevereiro e o término em junho ou julho. O local será definido pela Fifa, e segundo o presidente da FFMS, o local ainda não foi divulgado para não gerar especulação imobiliária em torno da área definida.
A execução e investimento serão de responsabilidade da CBF e da Fifa, já após o término, o local ficará sob a gestão da federação em um convênio de quatro anos.
A estrutura a ser criada terá capacidade para atender 720 garotos, e contará com campos oficiais, alojamentos, iluminação para atividades noturnas, além de servir como referência para assistência médica e odontológica. O centro de Mato Grosso do Sul deverá ser feito aos moldes do Centro Esportivo da Juventude (Ceju), que fica no entorno do estádio Mangueirão, em Belém, primeiro dos 15 CTs pretendidos pela Fifa – um em cada Estado que ficou de fora do Mundial. A entidade máxima do futebol mundial destinou ao país US$ 100 milhões, que serão administrados pela CBF.