De acordo com a prefeita, ela está insatisfeita com a situação em que se encontra o município que, devido às fortes chuvas que tem caído quase todos os dias, está tomada pela sujeira e pelo mato.
“Esta semana eu andei por toda a cidade e cheguei à conclusão que não dá mais pra esperar. Mesmo que a chuva não dê trégua, temos que começar a limpar a cidade. Pedi aos secretários que finalizem os preparativos para que possamos dar início à operação Cidade Limpa o mais rápido possível”, explicou a prefeita.
Diante do pedido feito pela prefeita, os secretários de Finanças, Planejamento e Controladoria Geral, Walmir Arantes; de Obras, Getúlio Neves; de Saúde, Sérgio Jeremias e Administração, Odair Biassi já marcaram, para a próxima quarta-feira (2), uma reunião para definir estratégias e ultimar preparativos para o lançamento da “Operação Cidade Limpa”.
“Nesta reunião, serão especificadas as necessidades e quantificados os equipamentos que iremos necessitar. Vamos disponibilizar caminhões, tratores e trabalhadores para que façamos uma limpeza como Três Lagoas e seus moradores merecem. Até lá, também teremos uma previsão sobre o índice de chuvas e poderemos lançar a operação sem que ela (chuva) nos atrapalhe”, informou Walmir Arantes.
A Operação
A Operação Cidade Limpa têm o intuito de promover a limpeza e coleta de lixo, um trabalho em conjunto de vários setores da Administração Municipal, dando mais qualidade de vida à população três-lagoense, além de acabar com os criadouros do mosquito da dengue e da leishmaniose. Antes da operação, os agentes da saúde visitarão os domicílios realizando trabalho educacional, entregando panfletos informativos sobre a dengue e leishmaniose, e distribuindo sacos plásticos para auxiliar a população no recolhimento do lixo.
Terrenos baldios
Dentre as ações desencadeadas pela prefeitura, também está a fiscalização de terrenos baldios. Os locais serão visitados e os que se encontrarem sujos, o proprietário (ou responsável pela área) será notificado. Após a notificação, este terá 30 dias de prazo para fazer a limpeza. Caso isso não ocorra, estará sujeito ao pagamento de multa.
O secretário de Obras disse que recorrerá à Justiça contra aqueles que insistirem em não atender à determinação da prefeitura.
Segundo dados da secretaria de Obras, do total de terrenos existentes em Três Lagoas, estima-se que 30% são baldios.