Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Pacientes com doenças crônicas serão vacinados contra H1N1

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde

Vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde -
Vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde -

O Departamento Municipal de Imunização da Secretaria de Saúde de Três Lagoas disponibilizou as vacinas contra a gripe para o grupo de pessoas com doenças crônicas. Isso porque o município não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) e sobraram algumas doses. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Imunização, Humberta Azambuja, os pacientes que sofrerem de qualquer doença crônica poderão ser imunizados. Mas, para receber a dose é necessário apresentar uma receita médica como forma de garantir que realmente ele precisa da vacina. “É uma forma de termos um controle”, disse. Além de proteger contra a gripe sazonal, a vacina imuniza contra a gripe H1N1.

Após o grupo de doentes crônicos serem imunizados, a vacina será oferecida ao restante da população. Porém, Humberta explicou que ainda não há previsão sobre quando as doses serão estendidas aos próximos grupos.

CAMPANHA
Apesar da prorrogação de uma semana para a campanha de vacinação contra as gripes sazonal e H1N1, Três Lagoas não atingiu sua meta. O período de imunização foi encerrado na última sexta-feira com 70,42% (10.416) de pessoas vacinadas. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS), porém, era que 80% (14.792) do público-alvo fossem imunizados.

O grupo que menos procurou os postos para receber a dose foi o das gestantes. Nesta categoria, apenas 51,89% (632) foram imunizadas, sendo que 1.218 delas deveriam ser. Os idosos atingiram 67,78% (6.823), mas 10.067 deles teriam que receber a dose. O grupo de crianças também não atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Foram vacinadas 1.726 crianças receberam a dose, do total de 2.436 (70,86). O grupo dos trabalhadores da saúde foram os únicos a atingir a meta. Foram aplicadas mais de 1.240 (115,78%).