Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Para AL 290 candidatos disputam vagas

Somente de Três Lagoas, são seis os candidatos a deputado estadual e quatro para federal

Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul é constituída por 24 deputados -
Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul é constituída por 24 deputados -

Os partidos políticos tiveram prazo até as 19 horas de ontem (5) para o registro de candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso do Sul. O movimento no TRE somente começou a ficar intenso, a partir das 16h30.

Para o preenchimento das 24 cadeiras da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, estimava-se que 290 pessoas iriam sair candidatos. O número exato será divulgado no decorrer desta semana, quando a Justiça Eleitoral irá homologar os registros de todas as candidaturas. A partir de quinta-feira (8), o TRE começa a divulgar a relação dos partidos e candidatos que irão concorrer nas eleições de outubro.

Para a Câmara dos Deputados, o número de candidatos anunciados e ainda a serem confirmados era de 69 políticos, divididos por todas as regiões do Estado. Eles irão disputar as oito vagas de deputado da Bancada Federal de Mato Grosso do Sul, que também é formada por três senadores. Nestas eleições, a renovação do Senado prevê a eleição de dois senadores.

Permanece no cumprimento do mandato, por mais quatro anos, a senadora Marisa Serrano (PSDB). Neste ano, encerram o mandato os senadores Valter Pereira (PMDB) e Delcídio do Amaral (PT).

Para o preenchimento das duas vagas, estão concorrendo: Waldemir Moka (PMDB), Murilo Zauith (DEM), Dagoberto Nogueira Filho (PDT) e Delcídio do Amaral (PT), candidato à reeleição.

Reunindo 14 partidos, a coligação que pretende reeleger o governador André Puccinelli (PMDB), que tem como candidata a vice-governadora, a ex-prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), lançou 143 candidatos a deputado estadual e 47 candidatos a deputado federal.

PT

Por sua vez, os nove partidos coligados que apoiam a candidatura de José Orcírio Miranda dos Santos (PT) para governador, tendo como candidata a vice-governadora, a advogada Tatiana Azambuja Ujacow (PV), lançaram 133 candidatos a deputado estadual e 20 candidatos a deputado federal.

Uma terceira candidatura ao governo do Estado é do PSOL, cujo candidato é o empresário Ney Braga. O candidato do PSOL a vice-governador, até sexta-feira (2), permanecia em aberto. O partido lançou o Professor Washington e Jorge Batista como candidatos ao Senado e ainda dois para deputado federal e 14 para deputado estadual.

Com o registro e a homologação das candidaturas no TRE, começa oficialmente hoje (6) a propaganda eleitoral paga na Imprensa escrita e na Internet, no site do candidato, do partido ou da coligação, em endereço previamente informado à Justiça Eleitoral.

TRÊS LAGOAS

De Três Lagoas, estão saindo a candidata a vice-governadora, quatro candidatos a deputado federal e seis candidatos a deputado estadual. Os candidatos a deputado estadual são os seguintes: Ângelo Guerreiro (PDT), Doralício Enfermeiro (PPS), Eduardo Rocha (PMDB), Gilmar Garcia Tosta (PT), José Marciano (PRP) e Luiz Akira (DEM).

Para deputado federal, os candidatos da Cidade são: Akira Otsubo (PMDB), Iara Neves Costa (PT), Jorginho do Gás (PSDB) e Luiz Antônio Martins (PRP).