O comando da Polícia Militar Ambiental (PMA) recebeu quatro motocicletas e um reboque, possibilitando a criação de um pelotão para trabalhos de fiscalização ambiental utilizando os veículos. De acordo com a PMA, os policiais do pelotão de motos atuarão em apoio a guarnição de serviço da sede, realizando barreiras nas estradas vicinais de Campo Grande, atendimento de denúncias e trabalhos de prevenção e repressão a crimes e infrações no perímetro urbano.
Ainda segundo a Polícia Ambiental, com os novos veículos, também serão executados trabalhos de fiscalização em peixarias, restaurantes, empresas de vendas de iscas, além das diversas atividades comerciais e industriais que necessitam de licenciamento ambiental, tais como: frigoríficos, curtumes, marcenarias, madeireiras etc.
O reboque para motocicletas será utilizado para deslocamentos do pelotão para outras áreas e cidades aue estejam sob a jurisdição de Campo Grande, que envolve também os municípios de Ribas do Rio Pardo, Jaraguari, Terenos, Rochedo e Sidrolândia. Visando a orientar os trabalhos de campo, não só do pelotão de motos, mas também das guarnições de serviço da PMA, uma das motocicletas descaracterizadas poderá ser utilizada em trabalhos de inteligência da Polícia Ambiental.
De acordo com a PMA, além de oferecer mais economia, outra vantagem que o policiamento através da motocicleta proporciona, é a agilidade e rapidez no deslocamento dos policiais, em caso de denúncias de crimes ambientais. Iniciando a nova fiscalização, ás 14h o policiamento utilizando as motocicletas, sairá da sede do quartel em Campo Grande (Parque das Noções Indígenas – próximo ao CRAS), para atendimento de uma denúncia de crime ambiental em um bairro da Capital.