Três Lagoas registrou a marca de 69 estupros em 2014. A média é de um caso a cada 15 dias na cidade. De acordo com dados da Delegacia Regional, desse total, 57 crimes foram contra vulneráveis (crianças e adolescentes), o que corresponde a um aumento de 9% comparado ao ano passado.
Nos primeiros 15 dias desse mês um caso já foi registrado, contra uma vítima menor de idade. O crime aconteceu no bairro Novo Oeste, no dia 15 de janeiro, por volta das 15h20, quando uma adolescente de 12 anos, teria sido abusada por outro menor de idade.
De acordo com o delegado regional da Polícia Civil, Vitor José Fernandes Lopes, a maioria dos casos registrados na cidade é de estupros dentro do lar, com vítimas vulneráveis, praticado por parentes ou pessoas próximas da família. O perfil das vítimas são meninas de sete a doze anos.
Lopes ressalta ainda que crimes onde as pessoas são abordados na rua é raro no município. “O índice de resolução dos casos em Três Lagoas é maior que 90%, pois a maioria dos crimes já vem com a autoria definida, ou quase. O número de estupradores presos é tão alto, que recentemente tivemos uma rebelião, no qual os presos não queriam a presença desses criminosos no presídio ”.
ESTADO
Mato Grosso do Sul aparece entre os lideres de uma triste estatística, o estado é o segundo no ranking nacional da estatística de estrupo. No estado, a cada sete horas acontece um estupro, de acordo com as estatísticas do 8º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Em Três Lagoas, ainda segundo dados da Polícia Civil, foram registrados 64 crimes em 2013, e 61 deles contra menores de idade. No mesmo ano, durante a primeira quinzena de janeiro, dois casos foram registrados.