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Três Lagoas

Ponte sobre o Rio Paraná deve ficar pronta em três anos

Obra tem valor global de R$ 114.988.274 e será licitada no dia 9 de março

A obra vai desafogar o fluxo intenso de veículos sobre a Usina Jupiá -
A obra vai desafogar o fluxo intenso de veículos sobre a Usina Jupiá -

O Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou nesta terça-feira (2) o edital completo de licitação para a construção da ponte sobre o Rio Paraná que liga Três Lagoas ao município de Castilho (SP). A escolha da melhor proposta deve acontecer no dia 9 de março deste ano às 15 horas na Sala de Licitações do DNIT em Brasília.

A empreiteira que vencer a licitação tem um prazo de aproximadamente três anos (1080 dias) para a execução completa da obra. O valor global da construção da ponte é de R$ 114.988.274,99. A execução das obras de implantação da Ponte sobre o rio Paraná, inclui obra de arte especial em seus acessos.

A ponte terá início em uma rotatória, próxima à base da Polícia Militar Rodoviária (PMR) de Castilho (SP) e terminará à direita da base da Polícia Rodoviária Federal de Três Lagoas. De acordo com o projeto, serão pavimentados 7 quilômetros de acesso à nova ponte – três na área da cidade sulmatogrossense e quatro, na do município paulista.

CANCELAMENTO

Em julho do ano passado a prefeita Simone Tebet (PMDB) havia anunciado que a ponte demoraria mais alguns anos para sair do papel pelo cancelamento da construção por parte do Governo Federal. Naquele período a obra já estava certa para ser executada pela Camargo Corrêa. De acordo com ela, o cancelamento foi realizado por conta de divergências entre o projeto apresentado pela empresa Camargo Corrêa e o DNIT. “Esta obra foi licitada no governo passado, o projeto da obra tem mais de cinco anos e já está ultrapassado. Com a atualização do projeto, foi necessário um novo cálculo de custos e estes superam o limite máximo de aditivos”, explicou na ocasião.
Conforme divulgado na época, a Camargo Corrêa teria apresentado resistência em fazer as adequações necessárias para a atualização do projeto. Com o impasse, o Governo Federal anulou a obra. No período a construção estava orçada em R$ 60 milhões.

DESAFOGAMENTO

A obra vai desafogar o tráfego intenso de veículos sobre a Usina Engenheiro Souza Dias “Jupiá”. Diariamente chegam a passar 14 mil veículos no local das 7 às 19 horas. O tráfego sobre a ponte é lento durante os picos e várias obras de revitalização da pista são feitas para suportar o trânsito constante sobre a barragem.

DESCRIÇÃO TÉCNICA DA OBRA

Lote Único Rodovia BR-262/MS/SP Trecho MS Div. SP/MS – Fronteira Brasil/Bolívia Subtrecho SP Div. SP/MS – Entr. BR-262 (Trevo da Cesp) Segmento Início (km 0,0) – Fim (km 4,0) Extensão 4,0 Km Trecho SP Entr. BR-153 (B) (Div. MG/SP) – Div. SP/MS; Subtrecho MS Entr. BR-262 – Div. SP/MG (Início Travessia do Rio Paraná) Segmento Início (km 0,0) – Fim (km 3,5) Extensão 3,5 Km .