A população começou a criar o habito de recorrer à delegacia virtual para registrar ocorrências. A medida, implantada pela Secretaria de Segurança Pública (Sejusp), que visa melhorar o atendimento, parece estar trazendo resultados. Segundo a Sejups, de 2008 para 2009, o número de registros cresceu 61,5%.
Há dois anos, eram 5.109 boletins de ocorrência; no ano passado, foram 13.297 boletins de ocorrência, com maior volume (12.588) para extravios, em sua maioria de documentos. No montante de 2009, foram 709 furtos simples e 47 desaparecimentos. O mês com maior número de registros foi novembro, com 1.345 boletins cadastrados.
No mês de fevereiro, a Delegacia Virtual (Devir) foi responsável pelo registro de 1.467 boletins de ocorrência. Entre eles, casos de furtos, extravios de objetos e documentos ou pessoas desaparecidas, procedimentos disponíveis na Devir – mesmo procedimento também disponível nas delegacias convencionais.
De acordo com balanço das atividades de fevereiro, a maior demanda de procura pela Devir é para o registro de extravios. Foram 1.368 extravios no último mês – índice bastante acima dos casos de furtos registrados através do site, que indicou 94 casos. Em relação aos boletins de desaparecimento de pessoas, foram quatro do sexo masculino e um do feminino.
A população pode acessar a Devir pelo site www.devir.pc.ms.gov.br/dv . Os boletins registrados pela Devir têm a mesma validade jurídica de um registro feito em uma delegacia comum. O processo de registro é rápido.
Leia a matéria completa em nossa edição impressa