Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Pré-conferências de saúde quer ouvir a população de Três Lagoas

As principais propostas destas três pré-conferências serão levadas à Conferência Municipal de Saúde, conforme explicou Angélica

A Secretaria Municipal de Saúde, na fase em andamento de preparação da VI Conferência Municipal de Saúde, marcada para os dias 8 e 9 de julho, está promovendo as pré-conferências, com o objetivo de envolver a participação de toda a população, em torno de discussões e propostas que venham melhorar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O tema geral e nacional deste ano para as conferências, proposto pelo Ministério da Saúde é “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.

A primeira pré-conferência foi realizada na Escola Municipal Professora Marlene Noronha, no Jardim Maristela, no sábado passado (14). A população do Jardim Maristela, Vila Verde, Jardim Imperial e bairros adjacentes teve a oportunidade de apresentar propostas para a “humanização dos serviços de atendimento à saúde”, conforme resumiu a diretora de Saúde Pública, Angélica Bottura Manteiga, membro da Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Saúde.

Entre as propostas, discutidas e apresentadas pela população daqueles bairros, estão a necessidade de melhorar a agilidade das respostas; esclarecer à população o funcionamento e a importância do trabalho das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF); e cobrança de presença mais constante da administração pública para detectar os principais problemas da população dos bairros.

PRÓXIMAS PRÉ-CONFERÊNCIAS

Dando continuidade à programação das pré-conferências, para maior abrangência das discussões e propostas para a melhoria da saúde pública, no próximo sábado (21), a partir das 13 horas, será ouvida a população dos bairros Paranapungá, Jardim das Acácias, Jardim Oiti, Santo André, Jardim Novo Aeroporto, Jardim Morumbi, Jardim Dourado, Parque das Paineiras, Interlagos e outros bairros adjacentes.

Para tanto, estarão sendo promovidas pré-conferências na extensão da Escola Municipal Senador Filinto Müller (Jardim Oiti), na Escola Municipal Professor Ramez Tebet (Jardim Dourado, próxima ao Corpo de Bombeiros) e na Escola Estadual Edwards Corrêa (Interlagos).

As principais propostas destas três pré-conferências serão levadas à Conferência Municipal de Saúde, conforme explicou Angélica.

“É extremamente importante que a população desses bairros participe, neste sábado (21), comparecendo a estas escolas, a partir das 13 horas. Ouvindo a população, saberemos melhor como humanizar os múltiplos serviços prestados pelo SUS, não só em Três Lagoas, mas no Estado e em todo o País”, comentou a diretora de Saúde Coletiva.

“O objetivo das pré-conferências e da Conferência Municipal de Saúde, nos dias 8 e 9 de julho, é dar direito à voz e às ideias de toda a população, para que possamos juntos construir as políticas públicas de Saúde para Três Lagoas”, tem destacado a prefeita Márcia Moura (PMDB).

Para o secretário de Saúde, Sergio Jeremias, Coordenador Geral da Conferência Municipal de Saúde, “este é o momento oportuno da participação popular e democrática, onde todos devem ter vez e voz para apresentarem suas propostas e sugestões, aproximando ao máximo o usuário do SUS com os profissionais que prestam os serviços junto à comunidade”, disse Sérgio Jeremias.

O SUS, segundo entende o secretário de Saúde, “não é uma dádiva, um favor do Poder Público, é participação democrática de quem presta o serviço e do usuário”, ressaltou.