
A prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura participou na noite desta terça-feira, 3, da sessão solene da Câmara de Vereadores na qual reabriu os trabalhos legislativos do ano de 2015. Além disso, o evento também deu abertura aos trabalhos da nova mesa diretora composta pelo presidente reeleito, Jorginho do Gás (PSDB); o vice-presidente Nilo Cândido (PDT), o primeiro secretário Marcos Bazé (DEM); o segundo vice-presidente Klebinho (PPS) e o segundo secretário Welton Irmão (PRB).
Em seu pronunciamento, a prefeita revelou que houve uma queda significativa na arrecadação de 2014 de 22%, pois muitas das expectativas criadas em torno de convênios federais para área de infraestrutura, infelizmente, não foram atendidas. Entretanto, a prefeitura conseguiu realizar investimentos nas áreas da educação, saúde, obras e serviços públicos, meio ambiente, administração, trânsito, esporte e lazer.
Na Educação, o município aplicou 27,87% dos recursos, sendo que índice mínimo constitucional é de 25%. Um dos destaques é para reforma e ampliação da escola municipal Joaquim Marques de Souza, no valor de R$ 1.975.309,50 que já foi concluída. Além disso, a manutenção de 14 mil alunos na sala de aula, transporte, merenda e a remuneração de trabalhadores em educação nas unidades escolares.
Na Saúde, foi investido o montante de 27,62%, também acima do limite constitucional que é de 15%, destinados para os atendimentos de consultas, exames, fornecimento de medicamentos. Está em construção o prédio do Programa de Saúde da Família (PSF) do Jupiá, Nova Três Lagoas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) no Jardim Atenas e as obras de ampliação da Unidade de Atenção Básica de Saúde da ESF Vila Haro e Miguel Nunes.
Além disso, está em funcionamento a Unidade Pronta de Atendimento – UPA 24, tipo 2, e houve a inauguração da Clínica do Idoso. O município também conseguiu a habilitação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia o que permitiu Três Lagoas ser referência na região para atendimento oncológico.
Na Assistência Social, foram registrados mais de 29 mil atendimentos, sendo 2.086 famílias cadastradas e 7.783 famílias visitadas e acompanhadas. A construção do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no Jardim Santo André e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no Jardim Glória.
Na área de Obras e Serviços Públicos, foi investido o montante de R$ 17 milhões para pavimentação asfáltica, recapeamento, obras da administração direta e indireta, reforma e ampliação de unidades públicas, construção de novas unidades nas áreas da saúde, da educação, da assistência social e da administração.
No Meio Ambiente, foram doadas mais de 26.589 mudas nativas, ornamentais e frutíferas, a transferência da manutenção da Lagoa Maior para a secretaria do Meio Ambiente e foram expedidas 142 licenças ambientais. No Desenvolvimento Econômico, além dos trabalhos de estruturação do shopping popular e organização de feiras livres, está em processo de regularização o Distrito Industrial II.
No Esporte e Lazer, há a continuidade de apoio às modalidades esportivas. Na secretaria de Administração a posse de 98 servidores municipais e a implantação do Regime Próprio de Previdência Privada e criação do Instituto de Previdência. Na secretaria de Trânsito, aplicação de 4.668 autuações por infração e legislação de trânsito, mudanças na mão de direção de várias ruas que proporcionaram melhor fluxo dos veículos, investimentos em sinalização e novos semáforos.
Para 2015, Márcia lembrou que o cenário financeiro exige ao gestor público ações responsáveis de austeridade fiscal e administrativas. “A crise econômica já explícita em nível nacional, repercute em nível regional e municipal. Um dos repasses mais importantes que é Fundo de Participação de Municípios veio 30% menor do que o mesmo período do ano passado”, disse.
Em busca do equilíbrio financeiro entre receitas e despesas, a prefeita ressaltou que muitas vezes, algumas decisões se tornam necessárias. “A redução do quadro de funcionários comissionados, com reestruturação administrativa, considerando a especificidade política. As decisões a serem tomadas vêm ao encontro dos anseios da população”, disse.