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Três Lagoas

Procon: a maioria das reclamações é de telefonia

Orgão registrou 1.852 atendimentos neste ano

O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) de Três Lagoas registrou 1.852 atendimentos neste ano. A maioria das reclamações registradas no órgão é referente à telefonia celular. De acordo com Lilian Campos, coordenadora de política pública do Procon, a Claro é a líder das reclamações. Somente nos primeiros meses, já foram computados 273 registros de clientes insatisfeitos com os serviços da operadora.

Em segundo lugar no ranking, está a OI, com 166 reclamações; em terceiro, a Vivo, com 62; e em último lugar, a TIM, com 16 notificações. Os números de atendimentos oferecidos a clientes insatisfeitos já são semelhantes aos registrados durante todos os meses de 2011. Conforme Lilian, a Claro contou com 330 reclamações, a OI com 285, a vivo com 89 e a TIM com 52.

As principais reclamações são referentes a defeitos nos aparelhos, à internet e outros serviços que não funcionam devidamente. Lilian explicou que existem dois tipos de atendimentos: preliminar e o registro de reclamações. “Nas duas situações, o acordo acontece na maioria dos casos”, disse. Isso porque a empresa que não consegue firmar um acordo com seu cliente recebe multa a partir de R$ 1.160,00.

O atendimento preliminar consiste na tentativa do acordo do Procon com a empresa denunciada por meio de ligação telefônica. Neste ano, foram registrados 1.150 atendimentos dessa modalidade. “A grande maioria dos casos foi resolvido na hora”, destacou.

Já os registros de reclamações dependem de audiências conciliatórias para serem resolvidas. “Atualmente, os clientes aguardam, em média, 20 dias para participarem das audiências”, explicou a coordenadora. Ela destacou também que já foram realizadas 702 neste ano.

Os interessados em registrar alguma reclamação devem ir até o Procon de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O órgão atende no prédio da Erpe, localizado na avenida Capitão Olyntho Mancini, número 2.462, no Jardim Primaveril. É necessário apresentar documentos pessoais, além de documentos das empresas que serão denunciadas, como Nota Fiscal (NP) de produtos ou contas de telefones.