O programa Viver Melhor, exibido pela TVC canal – 13, desta semana foi até o consultório do especialista em otorrinolaringologia Rafael Dias para falar sobre a saúde no inverno.
Em entrevista, o profissional explicou que com a chegada do inverno aumenta a incidência das doenças cardiorrespiratórias, tanto da via aérea superior como da via aérea inferior. A demanda de consultas, tratamentos e até de procedimentos cirúrgicos também aumentam, acrescenta.
“Com o inverno e a umidade mais baixa, as queixas que tenho notado nos pacientes três-lagoenses são obstrução nasal, ressecamento da mucosa nasal, coceira e isso tudo vai gerar uma série de problemas”, explica Dias.
De acordo com o profissional a má respiração reflete em um sono perturbado e, com isso, o rendimento desta pessoa no dia seguinte pode ficar comprometido.
Com a respiração nasal prejudicada, automaticamente a respiração será pela boca. E dormir de boca aberta tem seus prejuízos, como o ronco, o ressecamento da faringe e da laringe (deixando a pessoa rouca). “Durante os dias mais secos o ideal é fazer a prevenção do nariz, que é a hidratação do nariz e da mucosa nasal. Através de soluções salinas (aplicação de até quatro vezes por dia). A hidratação do nariz é importante até para quem não é alérgico e funciona como prevenção a algum dano da mucosa”, conclui.
O especialista orienta para os riscos que a automedicação pode causar às pessoas e dá dicas de como um ambiente deve estar para evitar problemas respiratórios.
Confira a matéria:
Consumir produtos de sex shop não é mais tabu entre os três-lagoenses
No segundo bloco do Viver Melhor, a apresentadora Tatiane Ferreira visitou uma loja de sex shop de Três Lagoas e conversou com a proprietária, Célia Matos. A empresária contou que a loja é muito procurada por casais que namoram ou estão casados há anos e até mesmo por pessoas solteiras que estão em busca de um encontro diferente.
Homens e mulheres, casados ou solteiros têm o interesse em comprar produtos eróticos. O tabu por parte dos consumidores três-lagoenses acabou, garante a empresária. “A timidez em pedir algum item especificamente ainda existe em algumas pessoas, mas menos do que anos anteriores”, salientou.
Entre os produtos mais vendidos estão: fantasias, gel para massagem, cremes, óleos e peças comestíveis.
Confira o programa na íntegra: