Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Projeto educativo da Fiems será implantado em Três Lagoas

Além das apresentações artísticas, serão distribuídas 300 mil cartilhas e exibidos 10 filmes com informações relacionadas ao uso correto de pontuações gramaticais

O objetivo é sanar as dúvidas que sugiram com as novas regras ortográficas -
O objetivo é sanar as dúvidas que sugiram com as novas regras ortográficas -

Foi realizada na noite de ontem (8), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, a abertura oficial do projeto Na Ponta da Língua. O projeto é uma realização do Sistema Indústria, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi). 

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), a iniciativa tem por objetivo contribuir para sanar as dúvidas que sugiram com as novas regras da reforma ortográfica brasileira.

"A nossa revisão ortográfica foi concluída e nenhuma ação foi construída para elucidar as dúvidas que surgiram. Nesse sentido, a Fiems, por meio do Sesi, pretende contribuir para amenizar essa lacuna, levando o projeto a 40 mil alunos de 40 municípios nos próximos três meses".

Em Campo Grande, o projeto teve início hoje (9) no Colégio Paulo Freire. Amanhã (10), a escola Nossa Senhora Auxiliadora será contemplada com as isntruções, seguida pelo  Colégio Militar que recebe o projeto nos dias 11 e 12 de agosto. Na capital do Estado, a última escola a ser contemplada com o trabalho será o Colégio Mace nos dias 16 e 17.

"Por meio de uma linguagem moderna e dinâmica de fácil aceitação por parte dos jovens, o grupo de teatro Origami dará uma divertida aula de gramática para ensinar as novas regras da reforma ortográfica brasileira. Sabemos que se trata de um projeto ousado, mas, nessa área, temos de ser ousados", disse Longen.

Além das apresentações artísticas, serão distribuídas 300 mil cartilhas e exibidos 10 filmes com informações relacionadas ao uso correto de pontuações gramaticais como trema, acentos e hífen.

O projeto Na Ponta da Língua segue abordando alunos de escolas públicas e particulares das cidades de Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Corumbá, Ladário, Sidrolândia, Maracaju, Nioaque, Bonito, Jardim, Porto Murtinho, Bela Vista, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Mundo Novo, Eldorado, Naviraí, Rio Brilhante, Dourados, Caarapó, Ivinhema, Nova Andradina, Anaurilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Inocência, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul, Costa Rica, Sonora, Coxim, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Bandeirantes.