O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para pessoas privadas de liberdade será aplicado hoje no Presídio de Segurança Média (PSM) de Três Lagoas.
Promovido pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada. O exame pode ser realizado para pleitear certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental.
De acordo com a Divisão de Educação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), as provas serão aplicadas em vinte unidades penais do Estado. Além de Três Lagoas, os detentos de Campo Grande; Dourados; Amambai; Aquidauana; Bataguassu; Cassilândia; Corumbá; Jateí; Naviraí; Paranaíba; Ponta Porã; Rio Brilhante também farão o exame.
O início das provas será às 7h30. No período da manhã, serão realizadas as avaliações de História, Geografia e Ciências Naturais. A partir das 13h30, os internos responderão as questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática. O exame terá duração total de oito horas.