Veículos de Comunicação

MEIO AMBIENTE

Rios de MS reabrem para pesca esportiva com fiscalização reforçada

PMA alerta que descumprimento das regras pode gerar multas, apreensões e prisão

Comandante da PMA, tenente Lauro Santanna fala sobre regras da pesca esportiva. Foto: Reprodução/TVC.
Comandante da PMA, tenente Lauro Santanna fala sobre regras da pesca esportiva. Foto: Reprodução/TVC.

A pesca esportiva na modalidade pesque e solte voltou a ser liberada nas calhas dos rios Paraná e Paraguai, em Mato Grosso do Sul, no último domingo (1º), conforme prevê o Decreto Estadual nº 15.166, de 21 de fevereiro de 2019. Com isso, está oficialmente aberta a temporada de pesca esportiva nos municípios sul-mato-grossenses.

Apesar da liberação, a atividade segue normas específicas. De acordo com o tenente Lauro Santanna, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental (PMA), no Rio Paraná a pesca amadora é permitida apenas para espécies não nativas, também conhecidas como peixes exóticos, desde que cada exemplar não ultrapasse 10 quilos.

“Na modalidade de pesca esportiva, é permitido capturar qualquer espécie, desde que nenhum peixe seja armazenado nos viveiros das embarcações. O conceito do pesque e solte é justamente a devolução imediata do animal ao rio”, explicou o comandante.

A PMA informou que a fiscalização seguirá intensa nos rios de Três Lagoas e região, com o objetivo de preservar os recursos naturais. Quem for flagrado praticando pesca ilegal poderá sofrer sanções administrativas e criminais, além da apreensão de petrechos e embarcações.

Desde o início do período de defeso, em novembro, oito pessoas já foram encaminhadas à Polícia Civil por pesca irregular. Em Água Clara, há cerca de 15 dias, a PMA realizou a maior apreensão de pescado do ano, com a retirada de 300 quilos de peixes. Cinco pessoas foram presas, e as multas aplicadas ultrapassaram R$ 30 mil.

A população pode colaborar com a fiscalização por meio de denúncias, inclusive com envio de fotos e vídeos, pelo telefone (67) 3929-1360, que também funciona como WhatsApp.

Defeso da piracema

O período de defeso da piracema em Mato Grosso do Sul teve início em 1º de novembro e segue até 28 de fevereiro. Durante esse período, a pesca é proibida, com o objetivo de proteger a reprodução natural dos peixes e combater crimes ambientais.