O dia “D” para a vacinação contra a gripe será realizado neste sábado (5) em Três Lagoas e tem como objetivo atingir 80% do foco da campanha em todas as faixas etárias. A Secretaria de Saúde pretende vacinar 2.436 crianças; 1.071 trabalhadores da saúde; 1.218 gestantes e 10.067 idosos, totalizando 14.792 pessoas a serem imunizadas.
O tipo de vacina disponível nos postos de saúde é a conjugada, ou seja, possui composição que previne contra três tipos de gripe, sendo elas: tipo A (H1N1 e H3N2) e tipo B (gripe comum).
Para a coordenadora de imunização, Humberta Azambuja, a expectativa para atingir a meta é o trabalho constante e permanente. Este é o terceiro ano de imunização (o primeiro foi em 2010), e agora as pessoas estão mais conscientes sobre a vacina. “As contra-indicações são poucas, quem não pode receber a vacina são pessoas com alergia ao ovo (que sofreram choque anafilático – reação alérgica aguda – com ovo ou derivados), reação a própria vacina (para aqueles que já tomaram a vacina) e pessoas que estão em tratamento com quimioterapia (neste caso o paciente precisa apresentar um laudo médico que autorize a imunização)”, pontua Humberta.
A vacinação contra a gripe será realizada nos seguintes locais: Jupiá, Bar do Barbosa, Vila Piloto, Vila Alegre, Arena Mix (durante Ação Global, das 8h às 17h), Escola Jardim Oiti, Paranapunga, Miguel Nunes – Vila Nova, Santo André, Vila Haro, Interlagos, Maristela, Santa Luzia, Postão (P.A), Feira de sábado (até meio dia), Santa Rita, São Carlos, Arapuá e CEM.