O coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Três Lagoas, doutor Nivaldo Mustafa, afirmou que em momento algum ficou sem ambulância ontem. O SAMU tem três UTI móvel: duas unidades de suporte básico (USB) e uma unidade de suporte avançada (USA).
Segundo Mustafa, o que aconteceu foi que a USA estava em manutenção na tarde de ontem, por poucas horas, não deu nem duas horas, mas todo o equipamento e materiais foram transferidos para outra viatura. “Quando um veículo vai para a revisão, sempre emprestamos uma ambulância normal da Prefeitura”.
Aliás, por causa desta ambulância emprestada estacionada no pátio, saiu um boato que os veículos da SAMU estavam quebrados.
Ainda de acordo com o coordenador médico do SAMU, ontem teve 36 ocorrências, sendo que a USA socorreu seis pessoas e a USB 13; oito orientações; sete informações e dois trotes.
A UTI móvel USA é melhor equipada e tem todas as condições para socorrer um paciente em estado grave, como se estivesse numa UTI de hospital, e é composta por um condutor socorrista, um médico e uma enfermeira; já a UTI móvel USB é para casos mais leves; tem um condutor socorrista e um técnico em enfermagem.
Neste ano, o SAMU atendeu 585 pessoas em janeiro, e até ontem forma 107 ocorrências.
Mas o problema mais sério do SAMU é o número de trote que é alto, uma média de 10 por dia.(C.A)