O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já atendeu 584 acidentes de trânsito até a data de ontem, em Três Lagoas. Apesar do número expressivo, o índice é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 723 dessas ocorrências foram registradas. Em todo o ano de 2011 foram computados 1.278 acidentes de trânsito atendidos pelo Samu.
Na opinião do coordenador do Samu, o enfermeiro Daniel Mendes da Silva, a queda no número de ocorrências desse gênero está associada às medidas preventivas realizadas pelos órgãos de segurança do município. “Muitas campanhas vêm sendo realizadas e elas já têm mostrado resultados”, disse.
Daniel destacou ainda que a tendência é que continue diminuindo o número dessas ocorrências. Isso porque a população flutuante será mantida nos próximos meses. “Já passamos pela fase de pico da construção da Eldorado. Novas grandes construções devem ser iniciadas, porém, enquanto chegam novos profissionais do município, outros já estão partindo. A população habitacional deve ser mantida”, explicou.
Ele lembrou que no ano passado o Samu passou por algumas dificuldades, visto que tinha apenas três viaturas que estavam em serviço desde 2008. “O tempo máximo previsto para que esses veículos continuem em circulação é de apenas dois anos. Mas não tínhamos escolha”, destacou.
Hoje, é diferente. O Samu conta com cinco viaturas. “Mantenho três em funcionamento e duas na reserva. Mas, quando precisamos cobrir eventos ou mandar alguma para a manutenção, utilizamos a reserva”, disse. São contabilizados nas estatísticas do Samu apenas os acidentes em que há vítimas.