“Vamos colocar a mão na terra”, disse o secretário de Meio Ambiente, Mateus Arantes durante o plantio de mudas realizado no início da semana.
Acompanhado do gerente dos correios de Três Lagoas, Jonas Ladeia, o secretário participou do plantio de mudas na Avenida Rosário Congro. O plantio contempla uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e os Correios através do projeto “Desafio Ambiental”.
“Através desse projeto vamos dar não somente um novo visual paisagístico a avenida, mas principalmente zelar pelo Meio Ambiente”, explicou o secretário, sendo reforçado pelo gerente dos Correios.
“Encontramos na Secretaria de Meio Ambiente o parceiro que procurávamos para colocar em prática o projeto “Desafio Ambiental”. Em conversas observamos que a Secretaria tem os mesmos anseios que nós, preservar e dar sustentabilidade ao Meio Ambiente”.
Ao todo foram plantadas 22 mudas de árvores, entre Bauhineas, Ipê Roxo, Ipê Amarelo e Espatódea. Cada espécie tem sua peculiaridade e sua função dentro do Meio Ambiente, seja para dar sombra ou para embelezar a paisagem.
O projeto “Desafio Ambiental foi lançado no final de 2010 e consiste no plantio de uma árvore por funcionário da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) até 5 de junho de 2012, Dia Mundial do Meio Ambiente.
“Nosso objetivo é plantar cerca de 110 mil árvores em todo Brasil. Em Mato Grosso do Sul serão 1.560”, explicou Jonas.
De acordo com o gerente o projeto nasceu como forma de agradecer a solidariedade dos brasileiros no Projeto Papai Noel dos Correios, realizando a compensação de carbono emitido no transporte de carga postal.
Parceria
Assumindo recentemente a pasta de Meio Ambiente, o plantio de mudas foi o primeiro compromisso público, fruto de parceria, realizado pelo secretário Mateus Arantes.
“Fico feliz em saber que podemos contar com o apoio e com a iniciativa de empresas sérias e responsáveis como os Correios. Queremos abrir novas parcerias para concretização de projetos e ações que impactem positivamente o meio ambiente e tragam a população para atuar junto com a nossa Secretaria como agentes multiplicadores”, enfatizou o secretário.
Segundo Mateus, parcerias como a que foi realizada com os Correios serão sempre bem vindas.
“Tudo que o setor privado puder nos ajudar em relação à efetivação de parcerias será muito bem vindo. Trabalhamos com os olhos voltados para o Meio Ambiente e conseqüentemente para a população, que sai ganhando com uma melhor qualidade de vida”, finalizou o secretário.