A secretaria Municipal de Meio Ambiente deu o primeiro passo para a destinação correta dos resíduos sólidos de Três Lagoas, como os materiais recicláveis e os restos de materiais da construção civil. Isso significa que a cidade irá contar com a tão esperada coleta seletiva. Todas essas questões foram incluídas no Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos, que será elaborado com essa finalidade.
Três Lagoas
Secretaria irá elaborar Plano de Gestão de Resíduos Sólidos
A secretaria Municipal de Meio Ambiente deu o primeiro passo para a destinação correta dos resíduos sólidos de Três Lagoas
O plano, que faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), foi lançado na noite desta quarta-feira, no Crase “Coração de Mãe”, e contou com a presença de 177 pessoas. Na manhã de ontem, o secretário municipal de Meio Ambiente, José Estevão Palmas de Morais, participou do programa RCN Notícias da Rádio Cultura FM (106,5) e explicou todo o processo para a implantação do plano.
O secretário informou que o próximo passo será a definição e capacitação do grupo de pessoas que irá participar da elaboração do plano, que será executado em etapas, obedecendo, inclusive, a estudos técnicos. A intenção, de acordo com ele, é concluir os trabalhos no dia 5 de novembro, quando o plano será apresentado à população em audiência pública. No dia 12 de novembro, a ideia é entregar o plano com as propostas para ser aprovado na Câmara Municipal, a fim de que no início do próximo ano seja dado início a implementação das propostas.
Para o secretário de Meio Ambiente, o plano é de extrema importância para o município, já que tem o objetivo de dar a disposição correta para os resíduos sólidos. “Temos que partir do princípio de que é preciso reduzir a geração dos resíduos, mas o que não for possível deve ser reutilizável e reciclável. Temos que dispor apenas do que não é reaproveitável”, destacou.
O reaproveitamento do lixo, segundo José Estevão, contribui para a vida útil do aterro, além de ser uma fonte para a geração de renda. “O plano vai direcionar quais as ações e investimentos que serão realizados no direcionamento correto dos resíduos sólidos de Três Lagoas. Vamos ter o direcionamento de como será a implantação da coleta seletiva que, a partir da aprovação do plano, passará a ser obrigatória”, salientou.
Em relação aos restos de materiais da construção civil, que hoje são destinados ao “buracão da Vila Piloto” juntamente com galhadas, o secretário informou que a intenção é reaproveitar esse material também. Futuramente, segundo ele, o objetivo é implantar uma usina de reciclagem de restos da construção civil. (A.C.S.)