Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Senai do Estado tem projeto de terminal interativo selecionado nacionalmente

O modelo desenvolvido pela unidade de Corumbá será desenvolvido em conjunto com a unidade de Três Lagoas

O projeto de terminal educativo interativo, elaborado pelo Senai de Mato Grosso do Sul, foi selecionado no âmbito do 2º Edital de Programa de Inovação com Tecnologias Educacionais baseadas em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) do Senai Nacional. Trata-se de uma ferramenta de apoio à prática pedagógica, que contribuirá para a disseminação de informações entre os discentes.

Projetado pelo CetecSenai Corumbá com apoio da Cope (Cooperação de Projetos Especiais) do Senai no Estado, o terminal educativo interativo será desenvolvido em conjunto com o CetecSenai Três Lagoas. “Temos de salientar que o edital teve concorrência nacional e mais uma vez fomos contemplados, demonstrando a capacidade do Senai de Mato Grosso do Sul de produzir projetos de qualidade”, destacou a coordenadora da Cope do Senai no Estado, Ilana Coutinho de Alencar, completando que o trabalho de desenvolvimento do projeto terá início ainda nesta semana e tem prazo de um ano para ser concluído.

Ela explicou também que o produto final possui premissas como a dinâmica e multiuso da ferramenta, além do baixo custo de desenvolvimento, que são fundamentais para a disseminação do conceito de tecnologia da informação e comunicação. “Atualmente, no mercado, um terminal interativo geralmente usado para fins comerciais e informativos tem um custo médio estimado de R$ 11 mil e necessita de um software de gerenciamento que o atualiza periodicamente com custos. Assim, utilizando o modelo desenvolvido pelo Senai será possível atingir os mesmos objetivos, ou até mais específicos, por um custo até três vezes menor”, calculou.

Outras vantagens

O supervisor de educação e tecnologia do CetecSenai Corumbá, Marcelo Alexandre Zinsly, acrescenta que os terminais interativos educativos poderão disponibilizar objetos de aprendizagem e materiais didáticos das áreas contempladas. “Além disso, eles poderão ter outras informações, como regras de segurança do laboratório ou oficina, eventos e notícias relacionadas, histórico escolar, notas, frequências, planos de aula e calendário escolar, entre outras”, pontuou.