Desde as primeiras horas desta quarta-feira a população de três-lagoense mostrou disposição para conquistar mais uma vitória no Dia do Desafio. Neste ano a disputa é contra a cidade de Calabouço, na Venezuela. O evento é coordenado pelo Serviço Social do Comércio (SESC) com a participação da administração municipal e envolvimento de todos os segmentos. No ano passado Três Lagoas enfrentou a cidade de Charuguara, na Venezuela e venceu a competição.
As atividades físicas iniciaram por volta das 7h em frente ao prédio da Prefeitura Municipal. Os funcionários públicos tiveram uma aula de ginástica laboral com o auxílio de especialista da área. Por volta das 8h, vários integrantes de projetos sociais do município também realizaram uma concentração em frente a Igreja Matriz, dando início a uma passeata pela avenida Antônio Trajano dos Santos, com chegada na Praça Senador Ramez Tebet.
Durante o dia ocorreram atividades em vários pontos do município, como passeio ciclístico, caminhada, brincadeiras infantis, colocando o povo em ação. O SESC deve trazer os números finais de participações nesta quinta-feira. A meta era chegar a 35 mil pessoas envolvidas, batendo o número alcançado no ano passado, que foi de 32 mil. No final do dia ainda faltavam totalizar os envolvidos nas indústrias do município.
Segundo o técnico especializado do SESC, Everton Azambuja, o evento na praça central, onde ocorreram várias atividades, reuniu durante todo o dia cerca de 2 mil pessoas. A estimativa de participantes que aderiram ao Dia do Desafio é de 35 mil e o resultado final será divulgado nos próximos dias. O movimento incluiu participantes do comércio, indústria e escolas municipais, estaduais e privadas, órgãos públicos entre outros.
Três Lagoas foi pioneira na adesão ao Dia do Desafio. Em 2007, seu primeiro ano de participação, não competiu com nenhum município, apenas participou das atividades. Já em 2008 competiu com a cidade de Huatabampo no México, alcançando o índice de 24,29% de participação da população, contra 2,48% da cidade mexicana.
Em 2009 o município teve como desafiante a cidade de Montemorelos, no México. Nesse ano, 37,84% dos três-lagoenses participaram do Dia do Desafio, contra 15,2% da cidade
mexicana.