Por dia, ao menos duas pessoas sem carteira de habilitação são flagradas conduzindo veículos motorizados pelo trânsito de Três Lagoas. A estimativa preocupante é do Pelotão de Trânsito do 2º Batalhão da Polícia Militar e se baseia nos números registrados no ano passado.
De acordo com as estatísticas da corporação, de janeiro a dezembro de 2009, 648 condutores foram flagrados sem habilitação pelas vias da Cidade. O índice corresponde a 54 autuações por mês e mais de dez em uma única semana e reflete no que mais preocupa no trânsito de Três Lagoas: os acidentes.
No ano passado, a PM registrou um total de 1.528 acidentes. Destes, 802 foram sem vítimas, 721 com vítimas e cinco com mortes. O número reduziu em relação ao ano anterior – quando a PM fechou o ano com 1.654 acidentes, seis mortes e 856 feridos -, mas a queda poderia ter sido maior.
O número elevado de condutores não habilitados aparece entre as principais causas de acidentes de trânsito no Município. Entre elas, também estão: direção perigosa; uso de celular ao volante; desrespeitar semáforos e locais de paradas obrigatórias e dirigir embriagado.
As estatísticas também apontam março como o campeão em acidentes; foram 143 colisões naquele mês, o equivalente a uma média de quatro acidentes/dia. Além disto, aos sábados é o dia em que a PM mais registra acidentes em Três Lagoas. Em todos os sábados do ano foram contabilizadas 245 colisões.
Os dados voltaram a comprovar que os homens se envolvem mais em acidentes que as mulheres. No ano passado, 2068 mil homens se envolveram em algum tipo de acidente; número quase três vezes ao de mulheres envolvidas, 831.
INFORMAÇÕES COMPLETAS VOCÊ CONFERE NA EDIÇÃO DO JORNAL DO POVO DESTE SÁBADO (16). NAS BANCAS.