Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas terá programa municipal de adoção de cães neste semestre

Reforma e ampliação do CCZ contempla construção do canil municipal

Animais deixarão o CCZ com atestado negativo para leishmaniose - Claudio Pereira
Animais deixarão o CCZ com atestado negativo para leishmaniose - Claudio Pereira

Dentro de 90 dias, Três Lagoas terá reativado o canil municipal e contará com um programa de adoção responsável de animais domésticos abandonados. Inicialmente, o projeto será voltado somente para a população canina. Conforme o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Cristóvão Tabox Bazan, o canil está praticamente pronto. “Resta somente algumas modificações, como a instalação das telas para prevenir o mosquito transmissor da leishmaniose”, completou.

O programa de adoção, explicou Bazan, contará com critérios, seja para quem deseja adotar quanto para os que querem entregar os animais para adoção. “A pessoa irá assinar um documento de posse responsável. Haverá critérios para a adoção. Por exemplo, caso o animal adotado seja encontrado na rua, essa pessoa nunca mais participará do programa”, destacou.

Por parte do CCZ, os cães deixarão o local vacinados contra a raiva, com um atestado de negativo para a leishmaniose e com a coleira que combate o mosquito transmissor da doença.

A implantação do programa de adoção faz parte das ações iniciadas no ano passado, com a reforma e ampliação do Centro de Zoonoses, após ação movida pelo Ministério Público Estadual. Entre essas melhorias, também está prevista a implantação de programa de castração gratuita. “Esses dois projetos são importantes para o município, mas principalmente para os animais, que hoje estão sendo abandonados sem alimentação ou qualquer tipo de cuidado. Por isso, é que precisa ser a posse responsável. O dono precisa saber que esse animal requer cuidados”, destacou.