O reajuste nos preços da energia elétrica autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) esta semana vai representar um aumento de 8,48% no gasto com luz do três-lagoense. As novas tarifas cobradas pela Elektro entrarão em vigor no próximo dia 27 de agosto, após serem publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Este percentual vale igualmente para as cidades de Brasilândia, Selvíria, Santa Rita do Pardo e Anaurilândia.
A energia elétrica ficou também mais cara para as indústrias, que receberam reajuste entre 5,64% e 11,78%. A Elektro abastece quase dois milhões de unidades consumidoras, em 223 municípios de São Paulo e cinco de Mato Grosso do Sul, incluindo Três Lagoas. O aumento médio percebido pelos consumidores será de 8,91%.
O aumento da distribuidora reflete a variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), indicador previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período, os custos com aquisição de energia e o aumento da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) – encargo incidente nas tarifas de energia elétrica destinado a subsidiar a geração de energia.
O valor aprovado para consumidores em baixa tensão enquadrados como baixa renda é diferente dos demais. O percentual de reajuste definido hoje para unidades atendidas pela Tarifa Social será de 2,30%.