Os lutadores treslagoenses Luis Alexandre de Oliveira e Luiz Ferreira, venceram o primeiro Campeonato de Submission em Mirandópolis (SP), realizado no último sábado, dia 13. A competição foi realizada no Ginásio Municipal da cidade do interior paulista e teve a participação de 40 lutadores. “Submission” é o mesmo que Jiu Jitsu. A única diferença está no “uniforme”. Ao invés do tradicional quimono, usa-se apenas calção, ou calção e uma camiseta específica. “É a mesma coisa. Só mudam as roupas mesmo”, comentou Luis Alexandre.
Luis faturou a categoria absoluto, disputada entre no geral, entre todos os competidores e ainda ficou na segunda colocação na categoria “pesadíssimo”, para atletas acima de 95Kg. Em meio ao final de semana prolongado do Carnaval, os atletas não tiveram folga. “Nada de Folia. Até gosto, mas depois que casei parei (risos). Mas mesmo que fosse solteiro não iria”, destacou. O outro representante de Três Lagoas, Luiz Ferreira, ficou com o título de campeão na categoria “Super Pesado”, para atletas com mais de 100kg.
Luis Alexandre recebeu troféu, medalhas e uma premiação em dinheiro: R$ 120. Luiz faturou troféu e medalha. Cada um lutou três vezes por categoria. Como participou de duas, Luis, creditou ao cansaço a derrota na última, que lhe rendeu o segundo lugar por categoria. “Perdi por pontos na final. Era a minha sexta luta. Estava meio cansado. Acho que foi a luta mais difícil”, frisou. O nível das lutas foi elogiado por ele. “Por ser o primeiro campeonato foi até bom. Tem que melhorar tecnicamente ainda, mas acredito que a tendência é melhorar”.
SEM APOIO
Como na maioria dos esportes amadores, Luis não consegue apoio financeiro. “Todos os campeonatos que participei, nunca recebi nenhuma ajuda. Graças a Deus que tive condições de ir disputar. Fico chateado por essa falta de apoio financeiro aos atletas. Vejo muitos que não vão competir por conta disso”, disse. O lutador entende que a mentalidade precisa ser mudada. “É uma forma de tirar crianças da rua. Deviam ajudar mais”, pediu.