
O Dia das Mães, a segunda data mais importante para os lojistas – ficando atrás apenas do Natal -, pretende injetar mais de R$ 9,1 milhões no comércio três-lagoense. A estimativa faz parte do resultado da pesquisa “Expectativa de Consumo durante o Dia das Mães”, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e do Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio/MS), divulgado nesta semana. Pelo estudo, no que refere-se a consumo, a cidade está atrás apenas de Campo Grande , onde a expectativa é de um investimento de R$ 42,1 milhões na data. Além disto, também apontou um crescimento no consumo de aproximadamente R$ 2,7 milhões se comparado ao mesmo período do ano passado.
Em Três Lagoas, a pesquisa apontou que 89% da população economicamente ativa deverão ir às compras. Desses, 40% presentearão as próprias mães. Outros 29% comprarão presentes para as esposas e 25%, as sogras.
O estudo apontou ainda que 23% dos entrevistados preferem presentear as mães com perfumes e cosméticos. Em segundo lugar, apareceram itens como bolsas e acessórios (15%). Roupas e sapatos ficaram em terceiro lugar, com 14% da preferência, e itens como cama, mesa e banho com 13%. Na quinta posição, ficaram as flores, com 5% da expectativa de consumo.
Embora minoria – apenas 2,4% dos entrevistados -, há aqueles que optaram por presentes mais modernos, como eletroeletrônicos. Nessa categoria, os campeões da preferência dos filhos foram os aparelhos celulares (28% da intenção de compra). Além da telefonia móvel, também se destacaram os secadores de cabelo e chapinhas, 10% cada um; televisores (10%), câmeras fotográficas digitais (7%) e tablets (7%). Já na linha dos eletrodomésticos (2,9% da preferência de presentes), destacam-se produtos como liquidificador (19,9%), máquinas de lavar (9,7%) e ferro de passar roupa (19,9%).
PREÇOS
Conforme a pesquisa, o valor médio de cada presente deve girar em torno de R$ 158 e a intenção da maioria (38% dos entrevistados) é comprar um único presente.
Além disso, o estudo apontou uma boa notícia para os comerciantes. De acordo com ele, 45% dos consumidores pretendem pagar com cartão de crédito, 30% em dinheiro, 22% com cartão de débito e 2,5% com carnês da loja. Nenhum dos entrevistados ouvidos informou que pagarão com cheques.
O local preferido da maioria dos consumidores é o centro da cidade (82%). Lojas existentes em bairros e compras via internet ficaram, respectivamente, com 9% e 7% da preferência da população.
ESTADO
Ao todo, a Fecomércio, em parceria com o departamento de pesquisa e opinião da Universidade Anhanguera-Uniderp, ouviu 1,8 mil consumidores de 11 municípios sul-mato-grossenses. Apenas nesses, deverão ser injetados R$ 81 milhões por conta da data, o equivalente a uma projeção de R$ 222 milhões em todo o Estado.
Movimento nas lojas deverá aumentar a partir do dia 2 de maio
Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Três Lagoas (ACE/TL), Vanderlei Duarte, o movimento nas lojas deverá aumentar na primeira semana de maio. “Depois do dia 2, é que as vendas irão aumentar e deverão aquecer mais ainda depois do dia 5, por conta do pagamento dos salários”.
Para Duarte, o Dia das Mães é, proporcionalmente, a data mais importante para o comércio. “No Natal, todos são presenteados: avós, netos, tios e sobrinhos. Já no dia das Mães, estamos falando de uma única pessoa na família. Por isso, para mim, é o dia que mais vende”.
O presidente antecipou que o comércio funcionará em horário especial na véspera da data. Na sexta-feira, dia 11, o horário de atendimento será estendido até às 20h e, no sábado, dia 12, até às 18 horas.