Mais de seis mil pessoas passaram pela Catedral Sagrado Coração de Jesus durante a noite de sábado e a manhã de domingo para dar adeus à dom José Moreira, bispo da Diocese de Três Lagoas.
Três Lagoas
Três-lagoenses se despedem do bispo dom Moreira
Mais de seis mil fieis passaram pela igreja Sagrado Coração de Jesus para dar adeus ao líder da igreja na região
O líder da igreja católica na região do Bolsão morreu na tarde de sábado, por volta das 15h, depois de sofrer três paradas cardíacas após infarto. Dom Moreira tinha 61 anos e participava de um encontro com religiosos em Três Lagoas quando, por volta das 11h, sentiu fortes dores no peito. Ele foi levado às pressas ao Hospital Auxiliadora, onde foi submetido a um exame de cateterismo e, em seguida, a uma angioplastia. A cirurgia foi bem sucedida e o bispo chegou voltar para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Mas, em seguida, sofreu as paradas cardíacas, por volta das 14h.
A unção dos enfermos foi dada pelo padre Rogério Fernandes Gomes, amigo do bispo, e a morte confirmada em seguida às 15h. Ao Jornal do Povo, padre Rogério informou ainda estar muito emocionado pela perda. De acordo com ele, dom Moreira permaneceu à frente da Diocese de Três Lagoas por cinco anos, data comemorada na segunda-feira passada, dia 22. “Com exceção da pressão alta, controlada por medicamentos, dom Moreira não tinha problemas de saúde. Foi uma perda muito grande. Dom Moreira deu visibilidade à Catedral”, recordou.
O bispo foi velado na Catedral Sagrado Coração de Jesus. O velório teve início por volta das 21h30. Missas foram celebradas sucessivamente em intervalos de duas horas.
VIGÍLIA
Ainda na madrugada, caravanas com religiosos de toda a região do Bolsão começaram a chegar. Entre elas, de Chapadão do Sul, Bataguassu, Selvíria, Santa Fé do Sul e Aparecida do Taboado.
A prefeita Márcia Moura também compareceu à igreja na manhã de domingo e declarou que o bispo deixou um vazio na cidade. “[Dom Moreira] era um grande companheiro, um homem de fé. Estamos muito sentidos com essa perda, pois se tratava de um homem que gozava de uma saúde maravilhosa. Mas esses são os caminhos que Deus nos prepara e tenho certeza que de que ele está lá em cima, ao lado do nosso Pai Amado, abençoando a população”, disse.
Emocionado, também estava Marcos Prudêncio, 24 anos, um dos coordenadores do grupo Jovisa. Para ele, um dos marcos do bispo foi inserir Três Lagoas na rota da Jornada da Juventude. “Dom Moreira era o nosso pastor, sempre muito voltado aos jovens. Esse foi o grande presente que ele nos deu. O presente de Deus foi nos dar a vida dele”, disse.
Na manhã de domingo, as missas de todas as igrejas de Três Lagoas, assim como na região, foram canceladas. Na Igreja Matriz, três celebrações foram realizadas, sendo a última presidida pelo arcebispo de Campo Grande,dom Dimas Lara. Ao Jornal do Povo, ele lembrou que a morte de Dom Moreira ocorreu no dia em que a Igreja Católica recebia dois grandes santos, João Paulo 2º e João 23. “Tivemos o privilégio de conviver com Dom Moreira e temos o privilégio de celebrar a sua despedida no Domingo de Misericórdia. Fica a saudade, mas sabemos que o nosso irmão combateu um bom combate, terminou a carreira e guardou a fé, como São Paulo. Este é um domingo que ele e nós mergulhamos na misericórdia de Deus”, completou.
A Missa de Corpo Presente foi celebrada por Dom Dimas às 11h e contou com a participação de bispos de todas as dioceses de Mato Grosso do Sul. A celebração, feita com a igreja lotada, foi marcada por três salvas de palmas. Às 13h, o corpo do bispo foi levado no caminhão dos Bombeiros até o Aeroporto Municipal Plínio Alarcon para seguir para o Estado de Minas Gerais, onde reside a sua família na cidade de Inhumas. O sepultamento está previsto para hoje.
Diocese será comandada por um padre administrador
Conforme dom Dimas, até que seja definido o sucessor de dom Moreira, a Diocese de Três Lagoas será comandada por um padre administrador. O nome será escolhido através de uma consulta ao colégio de consultores da própria diocese. “A Diocese de Três Lagoas não estava na lista de sucessão. Quando completa 75 anos, acontece a renúncia obrigatória. Três Lagoas foi uma surpresa para todos”, disse.
O arcebispo explicou que o processo de sucessão é demorado, levando meses ou até um ano até ser concluído. De acordo com ele, surgindo uma vaga em aberto, todos os bispos do Estado apresentam uma lista tríplice de padres que podem ser ordenados bispos. Sobre cada um dos sugeridos é feita uma investigação, que inclui consultas com pelo menos 20 pessoas, entre padres e religiosos. “O candidato é o último a saber, o que acontece quando ele recebe a carta do Papa nomeando-o. Ele responde por escrito, aceitando ou não, a missão. O padre tem toda a liberdade para escolher”, explicou dom Dimas.
A expectativa é que o nome do padre administrador de Três Lagoas seja anunciado até o fim desta semana.
DOM MOREIRA
Natural de Simonésia (MG), dom José Moreira foi ordenado presbítero em 28 de outubro de 1979. Sua nomeação episcopal ocorreu no dia 07 de janeiro de 2009 pelo papa Bento XVI. Escolheu como lema de seu episcopado “Tomou-me para o seu serviço”, dedicando-se à formação e às atividades pastorais em paróquias, seminários e comunidades de Minas Gerais. Dom José Moreira era membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz e vice-presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), organismo vinculado à CNBB.
Mensagem de pesar pelo falecimento de dom José Moreira Bastos Neto
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta dor pelo falecimento de dom José Moreira Bastos Neto, bispo Três Lagoas, MS, aos 61 anos, ocorrido hoje, 26 de abril.Natural de Simonésia, MG, dom José Moreira foi ordenado presbítero aos 28 de outubro de 1979, e bispo aos 19 de abril de 2009. Seu lema episcopal, “Tomou-me para o seu serviço”,direcionou sua vida e missão como bispo. Testemunhou a vida do evangelho na simplicidade, diálogo, prontidão e generosidade.
Louvamos a Deus pela presença dedicada, simples e inteligente de dom José Moreira, pelo serviço à Igreja particular deTrês Lagoas e à Conferência Episcopal. Entregamos sua vida generosa nas mãos do Cristo ressuscitado, Luz que afugenta as trevas e a morte. Ele agora pode ouvir o convite de seu mestre e Senhor: “vem, bendito de meu Pai, recebe em herança o Reino que meu Pai te preparou desde a criação do mundo”, pois, “todas as vezes que fizeste isso a um destes pequenos que são meus irmãos, foi a mim que o fizeste!” (cf. Mt 25,34;40). O servo dos pequenos pode participar da plenitude da Vida!
Unidos em oração aos irmãos, às irmãs, à vida consagrada, aos presbíteros da diocese de Três Lagoas, aos familiares e aos amigos de dom José Moreira, expressamos, nesta oitava de Páscoa, nossa certeza na ressurreição e participação na vida da Trindade.
+ Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB