Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Trotes frequentes no Samu prejudicam toda a população

De janeiro até hoje, o Samu recebeu 6.297 ligações, sendo que quase a metade (40%) delas são trotes ou pedidos de informações diversas

22% das ligações recebidas pelas atendentes do Samu são trotes -
22% das ligações recebidas pelas atendentes do Samu são trotes -

O alto número de trotes registrados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)  em Três lagoas congestiona as linhas de atendimento pondo em risco a vida da população, que realmente precisa do serviço de urgência. De janeiro até hoje, o Samu recebeu 6.297 ligações, sendo que quase a metade (40%) delas são trotes ou pedidos de informações diversas, que não dizem respeito aos serviços prestados pelo órgão. Os trotes correspondem a 22% (1.398) das ligações consideradas sem aproveitamento, e as informações diversas, geralmente feitas por pessoas que querem saber números de telefones representam 18% (1.117).

A coordenadora e enfermeira do Samu, Maria Augusta Machado da Costa, chama a atenção da população sobre o perigo em congestionar as quatro linhas do órgão, pois isso ocasiona demora em realizar o atendimento às pessoas que realmente precisam, colocando então as vidas delas em risco. Maria Costa ressaltou que grande parte das ligações é feita por crianças, entre às 11h e às 17h. “São os horários em que as crianças saem das escolas. Mas já aconteceu de crianças ligarem das residências, nesses casos nós retornamos as ligações que são registradas no identificador de chamadas e os pais são advertidos”, explicou.

LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JPTL