Veículos de Comunicação

Três Lagoas

TV Brasil Pantanal e TV Concórdia definem cobertura das Eleições 2014

O encontro, organizado pela EBC, discute a cobertura da Copa, que acontece nos meses de junho e julho, o Brasileirão e as eleições de 2014

A TV Brasil Pantanal, mantida pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul em parceria com a TV Concórdia de Três Lagoas, definem nessa terça-feira, durante Encontro Setorial de Jornalismo na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília, a cobertura das eleições de outubro. Participam do encontro, representantes de 19 emissoras de televisão pública e afiliadas da TV Educativa de São Paulo a Fundação Padre Anchieta e de Brasília, além de TVs universitárias de Mato Grosso e Goiás e Rede Minas.

O encontro, organizado pela EBC,  discute a cobertura da Copa, que acontece nos meses de junho e julho, o Brasileirão e as eleições de 2014. Em relação às eleições,  a TV Brasil Pantanal está submetendo à discussão um projeto de cobertura que busca destacar a importância do processo eleitoral para o país e a participação da população na reconfiguração do quadro político e aperfeiçoamento das instituições democráticas.
 
O projeto, elaborado pelo coordenador de Jornalismo e Produção da TV Brasil Pantanal, Edmir Conceição, busca também esclarecer a população sobre o funcionamento dos poderes, o papel do Poder Legislativo e sua representatividade, mostrando que o atendimento das necessidades de progresso e desenvolvimento passa pelo processo eleitoral.
 
“A eleição é o momento mais importante do País e o único evento capaz de mobilizar todos os segmentos e instituições. É um momento também de grande expectativa, tanto por parte dos candidatos quanto por parte da população, que vê na renovação dos gestores da administração pública a perspectiva de atendimento das necessidades de desenvolvimento e solução às demandas reprimidas em áreas essenciais, como educação, saúde e lazer, habitação e transporte’, lembra o autor.
 
A cobertura das eleições vai priorizar a divulgação das regras do processo eleitoral, definição das candidaturas em convenções partidárias, registro dos candidatos e declaração de bens, perfil do eleitorado, serviços de orientação ao eleitor sobre locais de votação e de difícil acesso como o Pantanal, horário gratuito, impacto da propaganda política no dia a dia das pessoas, coeficiente eleitoral, projeção de bancadas e apuração dos votos e proclamação dos resultados com a nova configuração política pós-eleições.
 
O projeto de cobertura propõe divulgação isonômica, “com espaços iguais a todos os postulantes da disputa majoritária”. Sugere ainda divulgação didática, capaz de ser assimilada por todas as classes do eleitorado, segundo o coordenador de Jornalismo e Produção da TV Brasil Pantanal.